De acordo com a ANVISA, RAM (Reações Adversas ao Medicamento) é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.
Estas reações são um problema importante na prática clínica, pois são causas de hospitalização, aumento do tempo de internamento e até mesmo óbito. Além disso, também podem prejudicar a qualidade de vida do paciente, provocar desconfiança do paciente em relação ao médico e levar ao aumento de custos.
Considerando estas informações, imaginemos uma situação em que LM, feminino, 71 anos, solteira, natural de Belmiro Braga, Minas Gerais, aposentada. Portadora de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia há aproximadamente 12 anos, diabetes mellitus há aproximadamente 5 anos e artrite reumatoide há 22 anos. Os medicamentos que a paciente fazia uso são, hidroclorotiazida, Enalapril, Sinvastatina, Metformina e Glibenclamida. Além desses, a mesma se automedicava com ervas e substâncias medicinais carentes de comprovação científica.
Fonte: Adaptado de: ANJOS, N.; FILHO, S., et al. Relato de caso de polifarmácia no idoso: até onde pode-se considerar iatrogenia. Braz. J. Surg. Clin. Res. V.19,n.2,pp.96-99 (Jun - Ago 2017). Disponível em: Acesso em: 01 jul. 2020.
Com base nas reações adversas ao medicamento e no caso clínico exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A idade e a polifarmácia são um dos fatores de risco para o aparecimento das Reações Adversas ao Medicamento (RAMs).
PORQUE
II. Os pacientes idosos, comumente, possuem mais comorbidades e por isso fazem uso de uma quantidade maior de medicamentos, aumentando as possibilidades de RAM por interações e também pelas condições fisiológicas. A polifarmácia acarreta um aumento de interações entre as substâncias e de desarticulação entre as condutas médicas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
e.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
Respostas
Resposta:
REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO (RAM): é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas. A RAM é caracterizada pela existência de uma relação causal específica entre o medicamento e a ocorrência3.
Toda reação adversa a medicamento é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma RAM4. É importante também esclarecer a diferença entre RAM e intoxicação medicamentosa – a primeira ocorre com o uso do medicamento em dose terapêutica e a segunda em superdose4.
EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1.
A palavra “colateral” denota algo de importância secundária. Dessa forma, o uso dessa expressão pode minimizar a percepção de dano quando o efeito é prejudicial1. Como esse termo é frequentemente utilizado de forma inapropriada, a Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) o considera ultrapassado e recomenda abolir sua utilização5.
QUEIXA TÉCNICA: é qualquer notificação de suspeita de alteração ou irregularidade de um produto/empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva. São exemplos de situações que podem ser notificadas como queixa técnica: detecção de empresa sem Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), medicamentos sem registro, produtos falsificados e desvios da qualidade de medicamentos (presença de partículas estranhas, alteração de cor, sabor ou odor, blíster faltando comprimidos, etc)2.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Explicação:
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
AVA