Respostas
Olá,
MONAICAS
Em biologia, chama-se monoica ou monoclina a uma espécie em que cada indivíduo apresenta órgãos sexuais dos dois sexos, indivíduos bissexuados ou hermafroditas. As estruturas reprodutoras também podem receber essa denominação. Como contraste, as espécies em que os sexos estão separados em diferentes indivíduos chamam-se dioicas ou diclinas.
Nos animais, como nas minhocas e caracóis terrestres, esta característica é conhecida como hermafroditismo. Em geral, os animais unissexuados não se autofecundam, fazendo fecundação cruzada. A ténia, um verme Platelminta (Taenia solium e Taenia saginata), faz autofecundação por ter em cada anel (proglote) gâmetas dos dois sexos. Este animal é hermafrodita e se autofecunda. Nos mamíferos, o hermafroditismo é um caso teratológico, ou seja, uma má formação embrionária.
DIOICAS
Dioicia (grego: διοικία "duas casas"; forma adjectiva: dioico ou diclina), também por vezes gonocorismo no caso de animais, é a designação dada em botânica e micologia às espécies em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes, como na maior parte dos vertebrados. Estes indivíduos dizem-se unissexuados. As estruturas reprodutoras também podem receber essa denominação.ecundariamente, muitas vezes por razões teratogénicas, alguns indivíduos duma espécie dioica podem apresentar, em maior ou menor grau, órgãos sexuais dos dois sexos, são hermafroditas. As plantas verdes são geralmente bissexuadas ou hermafroditas, ou seja, o mesmo indivíduo apresenta órgãos sexuais dos dois sexos, mas existem muitas espécies dioicas. Um exemplo de espécie dioica é Welwitschia, uma gnetófita adaptada a habitats desérticos, com plantas masculinas e plantas femininas.