A alimentação tem papel determinante e bem estabelecido nas doenças crônicas não transmissíveis. Um dos fatores modificáveis mais importantes para o aumento de risco de doenças crônicas não transmissíveis, a alimentação deve ser incluída entre as ações prioritárias de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de doenças coronarianas, 90% dos casos de diabetes tipo 2 e 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com mudanças factíveis nos hábitos alimentares, níveis de atividade física e uso de produtos derivados do tabaco. A epidemiologia nutricional tem mostrado forte associação entre alguns padrões de consumo alimentar e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. Leia as alternativas abaixo e marque a incorreta.
A)A população adulta brasileira vem apresentando um aumento na prevalência de excesso de peso. Consequentemente, esse processo causa a perda de espaço para a celebração e convício durante o ato de se alimentar, resultando em problemas de saúde com doenças crônico-degenerativas, intoxicações alimentares, entre outros, advindos de fatores como excesso de aditivos químicos nos alimentos industrializados, consumo exagerado de gorduras e desequilíbrio de vitaminas e minerais na dieta brasileira.
B)Como no Brasil existem grandes desigualdades regionais, a garantia de a segurança alimentar e nutricional necessita de estratégias de saúde pública que atendam a um modelo de atenção à saúde e cuidados nutricionais direcionados apenas para sobrepeso e obesidade, já que tem a maior prevalência de casos e onde o nutricionista está completamente inserido com o objetivo de prevenir este quadro por meio de orientações nutricionais efetivas e acompanhamento dos pacientes.
C)A alimentação inadequada, rica em gorduras, com alimentos altamente refinados e processados, pobre em frutas, legumes e verduras, está associada ao aparecimento de diversas doenças como aterosclerose, hipercolesterolemia, hipertensão arterial, doença isquêmica do coração, infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus e câncer.
D)O fortalecimento do campo da informação e da comunicação em alimentação e nutrição, também é necessário por meio dos profissionais de saúde, principalmente o nutricionista.
E)Observa-se no Brasil um decréscimo da prevalência de desnutrição/baixo peso em todas as faixas etárias e regiões, especialmente em crianças de zero a cinco anos, seguido de um forte incremento nas taxas de sobrepeso e obesidade, a qual é um recente problema de saúde pública em nosso país.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
B está INCORRETA
Explicação:
As estratégias de saúde pública para cuidados nutricionais não devem ser direcionado somente ao sobrepeso, pois a maior parte da população pobre sofre com a desnutrição, que também precisa de uma atenção especial. A questão se contradiz na letra E, portanto levando a crer veementemente que a B está INCORRETA.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás