• Matéria: Artes
  • Autor: nayarasilva34
  • Perguntado 9 anos atrás

a semana da arte moderna realizada em são paulo em 1922,representou um marco na cultura brasileira.Tarsila do Amaral trouxe ao publico ,em 1928,a obra abaporu,que passou a ser representativa do manifesto antropofágico

esse manifesto:


A defendia a migração de europeus para diminuir a importancia dos brasileiros
B propunha a 'deglutiçao' da cultura europeia remodelada e devidamente enraizada á terra brasileira,sintetizada na conhecida frase 'tupi or not tupi,that's the question'.
C exalava a cultura europeia e o transplante cultural e artistico do velho para o novo mundo
D valorizava a presença da cultura estrangeira no brasil e também a manutenção de padroes arcaicos
E justificava a mensalidade subserviente e o sentimento de inferioridade do brasileiro em relação aos europeus

Respostas

respondido por: caroolinecorrea
304

Olá, tudo bem?

A alternativa é: B)propunha a "deglutição" da cultura europeia remodelada e devidamente enraizada à terra brasileira, sintetizada na conhecida frase "Tupi or nor tupi, that's the question".

A obra Abaporu foi pintada pela artista plástica Tarsila do Amaral no ano de 1928 e é representada por um homem de características indígenas sentado abaixo de um sol escaldante com fisionomia pensativa.

Essa obra prima das artes brasileiras representa uma deglutinação da cultura Europeia, tão amplamente valorizada na época. Vê-se assim que a artista utilizou em sua obra características do cenário brasileiro, representando o homem de seu quadro com um corpo disforme e características animalescas, menção a como os estrangeiros viam o povo brasileiro.

Esta obra também estra ligada a célebre frase de Oswald de Andrade "Tupi or nor tupi, that's the question" um poeta nacionalista que defendia a valorização da cultura nacional em detrimento da cultura estrangeira.

Espero ter ajudado ;)

respondido por: mauriciocunha290
35

Resposta:

alternativa B

Explicação:

alternativa B

Perguntas similares