Questão 2
O shopping center é uma organização privatizadora do lazer. Mas é preciso reconhecer que isso acontece e complexifica-se na medida em que não existem políticas públicas que confiram ao fenômeno do lazer o caráter de direito social, direito de todos. Entendo que o shopping center só vem aumentando sua participação na esfera do lazer urbano por causa da brecha que a inexistência ou ineficiência das políticas públicas de lazer, sobretudo no Brasil, vem abrindo. A ausência de políticas públicas [...] favorece não só a privatização do lazer pelo shopping center como também a segregação social, uma vez que o poder aquisitivo acaba sendo um dos determinantes principais para as tomadas de decisões diante das escolhas existentes. [...].
Assinale a alternativa que melhor sintetiza o argumento representado por Valquíria Padilha.
a) O lazer como direito social pode ser assegurado tanto por políticas públicas como pela iniciativa privada.
b) A privatização dos espaços de lazer é uma característica das metrópoles contemporâneas que permite o acesso da população a lugares seguros.
c) A segregação social e consequência dos processos de privatização do lazer, que tomam por base a perspectiva dos direitos sociais.
d) o poder aquisitivo da classe trabalhadora não permite que esta possa usufruir dos equipamentos urbanos na esfera do lazer.
e) O shopping center simboliza a divisão dos espaços da cidade entre as classes sociais e a negação da igualdade de direitos associada à privatização do lazer.
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
alternativa E.
pois no texto exclama sobre o shopping ser um lugar privado, na qual apenas pessoas da classe média ou alta pode está, porém ele nega, dizendo que não existe política públicas que confiram o fenômeno do lazer e carácter do direito social.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás