1. Na Europa, durante quase toda a Idade Média não existiam países como conhecemos hoje. Os indivíduos estavam ligados a uma região, a um feudo (ou senhor) ou ao lugar de nascimento. Com a intensificação do comércio e o desenvolvimento das cidades a centralização do poder nas monarquias tornou-se um processo construtor de muitos países da Europa. Indique que grupos sociais estavam presentes nesse processo. *
1 ponto
a) Os califas e os cristãos ortodoxos.
b) Os servos, o camponês e os escravos.
c) O burguês, o monarca e a nobreza feudal.
d) A classe média e o operariado. Um
Respostas
C)
Foi essa divisão social que contribuiu para a revolução Francesa do século XVIII que fez a população se virar contra os monarcas e odiar os religiosos.
É correta a alternativa C, tendo sido o processo da construção dos estados nacionais europeus (França, Espanha, Portugal, Inglaterra, etc) um processo gradual de transição de um modelo econômico majoritariamente agrário, onde a nobreza feudal era muito poderosa, para um modelo econômico majoritariamente mercantil, com a ascensão da burguesia.
Neste processo os nobres feudais que resistiram às mudanças foram perdendo espaço, enquanto outros, que se aliaram aos projetos de centralização política, se tornaram conselheiros de Estado, havendo por fim a ascensão da classe mercantil (a burguesia) também para um posto de destaque dentro do novo modelo social europeu.