2. Retire da crônica uma oração subordinada adjetiva explicativa.
3. O narrador da crônica expõe sua evolução como escritor. Transcreva do texto uma passagem que comprove essa afirmação.
4. O texto de Fernando Sabino é classificado como crônica porque:
A) tem caráter meramente informativo;
B) narra uma história ficctícia;
C) disserta sobre um tema polêmico;
D) aborda fatos de modo pessoal e sentimental.
5. a palavra "cujo" (e suas variantes "cujos", "cuja" e "cujas") é um pronome relativo usado para indicar que algo pertence ou é próprio do termo referido anteriormente. Portanto, por ser pronome relativo, também inicia orações adjetivas. Extraia da crônica de Fernando Sabino uma ocorrência assim e explique por que esse pronome relativo foi usado na frase.
ME AJUDEM POR FAVORRRRRRRRR!!!!!!!!!
Respostas
Resposta:
2)"Quando eu tinha 10 anos, ao narrar a um amigo uma história que tinha lido, inventei um final diferente, que me parecia melhor"
3) A partir dos 14 anos comecei a escrever histórias "mais sérias", com pretensão literária. Muito me ajudou, neste início de carreira, ter aprendido datilografia na velha máquina Remington do escritório de meu pai. E a mania que passei a ter de estudar gramática e conhecer bem a língua me foi bastante útil.
4) (B)
5) "livro mais sensacional que já li na minha vida, que foi o "Winnetou" de Karl May, cujas aventuras procurava imitar nos meus escritos"
O "cujas" se refere às aventuras do livro situado no texto o Fernando Sabino desejava imitar.
Explicação:
2. O " que me parecia melhor" é sua oração subordinada adjetiva explicativa.