1. Com o Tratado de Maastricht, em 1992, surgiu um novo fator político: a União Europeia. Sobre a integração proposta pelo bloco é correto afirmar que: *
1 ponto
Embora tenha proposto a livre circulação de pessoas entre os países que compõem o bloco, esse objetivo ainda não foi alcançado devido ao temor de ameaças terroristas, facilitando a entrada de pessoas nos países do bloco.
Instituiu a cidadania europeia, o reforço do parlamento europeu, a criação do Banco Central Europeu e uma moeda única, o euro, em vigor desde janeiro de 2002.
Ainda nos dias atuais o euro, moeda proposta pelo bloco, não é uma unanimidade nas economias dos países que fazem parte da União Europeia, uma vez que se mantiveram a utilização das moedas nacionais, a exemplo o franco, na França.
A União Europeia não conseguiu se desenvolver para além dos anos 2000. O atentado de 11 de setembro, em Nova Iorque, fez com que países do mundo todo revessem suas aberturas de fronteiras, o que fez com que países integrantes do bloco retrocedessem na livre circulação de pessoas dentro da União Europeia
(CEFET-MG). Essa ideologia baseia-se no pressuposto de que a liberalização do mercado otimiza o crescimento e a riqueza no mundo e leva à melhor distribuição desse incremento. Toda tentativa de controlar e regulamentar o mercado deve, portanto, apresentar resultados negativos, pois restringe a acumulação de lucros sobre o capital e, portanto, impede a maximização da taxa de crescimento. [...] Para os profetas de um mercado livre e global, tudo que importa é a soma de riqueza produzida e o crescimento econômico, sem qualquer referência ao modo como tal riqueza é distribuída.
HOBSBAWM, Eric. O nosso século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 78.
2. O texto faz referência a um modelo econômico e ideológico do século XX. Esse modelo foi o: *
1 ponto
A) estatismo, empregado por Adolf Hitler na Alemanha.
B) neoliberalismo, modelo político-econômico dos anos 1980.
C) Keynesianismo, implantado por Franklin Roosevelt nos Estados Unidos.
D) nacional-desenvolvimentismo, adotado por Juscelino Kubitschek no Brasil.
Respostas
Resposta:
1) B) Instituiu a cidadania europeia, o reforço do parlamento europeu, a criação do Banco Central Europeu e uma moeda única, o euro, em vigor desde janeiro de 2002.
2) B) neoliberalismo, modelo político-econômico dos anos 1980.
Explicação:
Google Classroom
Neste link ai
1. Letra B: podemos apontar que a proposta de criação da União Europeia englobou a Instituição da cidadania europeia, o reforço do parlamento europeu, a criação do Banco Central Europeu e uma moeda única, o euro, uma das mais estáveis até os dias atuais.
As exigências para entrar na União Europeia começam com a capacidade de assumir obrigações que a UE propõe, cumprimentos de metas políticas, econômicas e humanitárias, além de pleno respeito aos ideais democráticos e aos direitos humanos.
2. Letra B: o modelo econômico e ideológico do século XX é o neoliberalismo, modelo político-econômico dos anos 1980, que basicamente advém do Liberalismo aos moldes de Smith e outros autores. Porém desde sempre o Liberalismo acabou sendo infectado pelos Monopólios e tramas políticas que acabam inviabilizando parte de suas bases, tal como a livre iniciativa e concorrência.