1. Acerca do Sublime é correto afirmar que:
*
a) refere-se, exclusivamente, a puras criações da imaginação, sem a presença de objetos externos.
b) ele se opõe ao Belo, por isso não é um problema da Estética.
c) este sentimento leva nossa natureza sensível a perceber seus próprios limites, uma vez que a experiência do Sublime, diante dos espetáculos da natureza, ultrapassa nossa sensibilidade.
d) terremotos, tempestades, rochedos arrojados, furacões, vulcões em toda sua violência destrutiva e o oceano enfurecido são exemplos de Sublime e, quanto maior for o perigo, a sensação de possuir o horror será maior. 2. O significado etimológico da palavra estética traduz a ideia de uma percepção totalizante e compreensão sensorial do mundo; como disciplina da filosofia, a estética estuda as teorias da criação e da percepção artística. Assinale o que for correto:
*
a) Considerando que a obra de arte não entende o mundo por meio do pensamento lógico, podemos afirmar que é incapaz de traduzir a realidade e fica, portanto, condenada ao âmbito da ilusão.
b) Aristóteles concebeu a arte como sendo expressão de um mundo ideal, a arte jamais deve imitar a realidade, pois, ao fazê-lo, degrada-se.
c) Schiller acredita que, na prática de uma cultura estética, a humanidade pode reconciliar os impulsos sensuais e intelectivos, harmonizando-os; essa reconciliação se dá por um novo modelo de sociedade em que a arte, com seu poder de criatividade, pode libertar o homem do trabalho alienante, do sensualismo limitante, do prazer 3. A primeira fase da filosofia de Nietzsche valoriza:
*
a) a arte
b) a teologia
c) a moral
d) a ciência 4. O livro Cartas sobre Educação Estética do Homem de Schiller tem o objetivo de:
*
a) educar o ser humano para a ciências
b) educar o homem para a política
c) educar o homem para a ética
d) educar pela arte e superar as ignorâncias pela nobreza de espírito e a construção de uma sociedade criativa e ética. 5. Leia o trecho que Nietzsche escreveu em “O nascimento da tragédia”: “agora o escravo é homem livre, agora se rompem todas as rígidas e hostis delimitações que a necessidade, a arbitrariedade ou a ‘moda impudente’ estabeleceram entre os homens”. Este estado se refere ao efeito do
*
a) impulso artístico
b) impulso dionisíaco
c) impulso apolíneo
d) impulso científico 6.Kant definiu a Estética como sendo ciência. E completando, Alexander Baumgarten a definiu como sendo a teoria do belo e das suas manifestações através da arte. Como ciência e teoria do belo, a Estética pretende alcançar um tipo específico de conhecimento que é aquele captado:
*
a) pela lógica.
b) pela razão.
c) pela alma.
d) pelos sentidos.
e) pela emoção. 7. Sobre a questão do conhecimento na filosofia kantiana, é CORRETO afirmar que:
*
a) o ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro.
b) para conhecer, é preciso se lançar ao exercício do pensar conceitos concretos.
c) as formas distintas de conhecimento, descritas na obra Crítica da razão pura, são denominadas, respectivamente, juízo universal e juízo necessário e suficiente.
d) o registro mais contundente acerca do conhecimento se faz a partir da distinção de dois juízos, a saber: juízo analítico e juízo sintético ou juízo de elucidação. 8. Segundo Nietzsche, a força responsável por romper o equilíbrio entre o apolíneo e o dionisíaco na tragédia foi:
*
a) o coro dos sátiros
b) arte
c) o ditirambo dionisíaco
d) a dialética socrática 9. O quadrinho abaixo representa uma técnica artística que mistura o senso crítico e a caricatura:
Assinale uma das alternativas que corresponda ao ato de intencionalidade do artista: *
Imagem sem legenda
a) Formalista.
b) Religiosa.
c) Pedagógica.
d) Política.
e) Naturalista 10. Assinale a alternativa que descreve corretamente o dionisíaco e o apolíneo, em Nietzsche:
*
a) O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa.
b) O dionisíaco é o homem teórico que personifica a sabedoria filosófica; o apolíneo é a natureza e suas forças demoníacas.
c) O dionisíaco é a personificação da razão grega; o apolínio equivale ao poder místico do uno primordial.
d) O dionisíaco representa a força figurativa atuante na arte; o apolíneo representa a música primordial não objetivada.
Respostas
Resposta:
1- C) este sentimento leva nossa natureza sensível a perceber seus próprios limites, uma vez que a experiência do Sublime, diante dos espetáculos da natureza, ultrapassa nossa sensibilidade.
2-C) III. A arte pode ser realizada com uma função pedagógica; o pensamento estético de esquerda atribui à arte uma tarefa de crítica social e política; a arte deve ser engajada, isto é, comprometida com o processo de mudança capaz de libertar e de emancipar o homem.
3- A) ARTE
4-D) educar pela arte e superar as ignorâncias pela nobreza de espírito e a construção de uma sociedade criativa e ética.
5- B) impulso dionisíaco.
6- D) Pelos Sentidos.
7- A) o ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro.
8- D) A dialética Socrática.
9- D) Política
10- A) O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa.