• Matéria: Português
  • Autor: marinaberlima
  • Perguntado 5 anos atrás

Três entre cada dez brasileiros têm limitação para ler, interpretar textos, identificar ironia e fazer operações matemáticas em situações da vida cotidiana – e, por isso, são considerados analfabetos funcionais.


marinaberlima: [...] mesmo com suas dificuldades, os analfabetos funcionais são usuários frequentes das redes sociais. Entre eles, 86% usam Whats, 72% são adeptos do Face e 31% têm conta no Insta.

[...]

Um dos reflexos do baixo nível de alfabetismo no contexto digital é que estas pessoas ficam mais vulneráveis à desinformação, especialmente memes, imagens manipuladas e usadas em contexto falso, segundo Christine Nyirjesy Bragale, vice-presidente de comunicação do The News Literacy Project.
marinaberlima: “Obviamente, elas têm uma capacidade limitada para checar através de pesquisa e leituras paralelas, e seu acesso a jornalismo impresso de qualidade é limitado”, explica Christine [...].

Para a especialista norte-americana, o primeiro passo é garantir que as pessoas, independentemente de seus níveis de leitura, compreendam que a desinformação pode vir por diferentes canais, incluindo imagens manipuladas e vídeos, e se espalhar rapidamente.
marinaberlima: Um título coerente e expressivo para o texto seria:

A
A fragilidade dos analfabetos funcionais em contextos digitais.

B
A necessidade da criação de estratégias contra a desinformação.

C
As formas de propagação de informações falsas na internet.

D
O distanciamento entre analfabetos funcionais e tecnologia.

E
O papel negativo das redes sociais no processo de alfabetização.

Respostas

respondido por: dudadudinha125612
14

Resposta:

letra A, é a unica que se encaixa no contexto lido

Perguntas similares