A DVA - Demonstração do Valor Adicionado tem por finalidade demonstrar a origem da riqueza gerada pela empresa, e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua geração.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC 09 e a Legislação Societária vigente apresentam orientações sobre a DVA e os dados que a declaração deve conter, bem como, seus aspectos relevantes.

O valor adicionado que é demonstrado na DVA representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros, e o valor adicionado recebido em transferência (produzido por terceiros e transferido à entidade), conforme item 9 da NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade TG - Técnica Geral 09.

O detalhamento da DVA, de acordo com NBC TG 9, quando trata da distribuição da receita criada, deve ter no mínimo os grupos de:

Escolha uma:
a.
Impostos, taxas e contribuições; Pessoal e encargos; Juros sobre o Capital Próprio e dividendos; Juros e Aluguéis; Lucros Retidos ou Prejuízos do Exercício. Correto

b.
Juros sobre o Capital Próprio e dividendos; Receitas Financeiras; Material, energia e outros; Insumos adquiridos de Terceiros; Resultado de Equivalência Patrimonial.

c.
Insumos adquiridos de Terceiros; Impostos, taxas e contribuições; Juros sobre o Capital Próprio e dividendos; Receitas Financeiras; Material, energia e outros.

d.
Insumos adquiridos de Terceiros; Custos com aquisição de matéria-prima de terceiros; Pessoal e encargos; Receitas Financeiras; Material, energia e outros.

e.
Resultado de Equivalência Patrimonial; Receitas Financeiras; Outras Receitas; Insumos adquiridos de Terceiros; Impostos, taxas e contribuições.

Respostas

respondido por: regor01
1

Resposta:

Impostos, taxas e contribuições; Pessoal e encargos; Juros sobre o Capital Próprio e dividendos; Juros e Aluguéis; Lucros Retidos ou Prejuízos do Exercício. Correto

Explicação:

Perguntas similares