• Matéria: História
  • Autor: aquelazinha19
  • Perguntado 5 anos atrás

"Era exatamente naquelas atividades – fábricas têxteis e oficinas – em que se impunha rigorosamente a nova disciplina do tempo que a disputa sobre o tempo se tornava mais intensa. No princípio, os piores mestres tentavam expropriar os trabalhadores e todo conhecimento sobre o tempo. \"Eu trabalhava na fábrica do sr. Braid\", declarou uma testemunha: \"Ali trabalhávamos enquanto ainda podíamos enxergar no verão, e não saberia dizer a que horas parávamos de trabalhar. Ninguém, a não ser o mestre e o filho do mestre, tinha relógio, e nunca sabíamos que horas eram. Havia um homem que tinha relógio [...] Foi-lhe tirado e entregue à custódia do mestre, porque ele informava aos homens a hora do dia [...]".

A partir da leitura do texto, é possível concluir que ele aborda a(s):


Escolha uma opção:

a. situação da classe trabalhadora na Inglaterra do século XIX.

b. condições de trabalhadores nas corporações de ofício.

c. situação econômica da classe burguesa no século XIX.

d. condições de trabalho no Brasil, após a criação da CLT.

POR FAVOR ME AJUDEM!

Respostas

respondido por: animeslegais02
24

Resposta:

A Alternativa correta é a letra A.

Explicação:

Antes da Revolução Industrial a maior parte dos trabalhadores eram artesões e faziam seus produtos de forma artesanal;por isso demorava muito tempo para se terminar um par de sapatos por exemplo.

Porém,com a chegada das máquinas isso tudo mudou, houve um aumento na quantidade de produtos que poderiam ser fabricados com maior agilidade na produção. Com isso os artesões não conseguiam mais competir com as indústrias.Então,para sobreviver eles tinham que submeter as longas horas de trabalho diário (cerca de 16 horas por dia),com um baixo salário e sem direito algum que ajudasse o trabalhador.

Boa sorte e Bons estudos!


rafaelengelserafim09: Alunos do sas agradecem p1
Perguntas similares