54) a observar a charge, é possível perceber que a desigualdade social é um mal que ainda pendura na era global. Partindo de seus conhecimentos de mundo e sobre o que estudou acerca da globalização, migração e xenofobia; explique como acontece a desigualdade social em cenário global.
me ajudem por favor( ◜‿◝ )♡
Respostas
Resposta: A desigualdade social é qualquer forma de concentração de poder (econômico, político, cultural) de uma classe social sobre outra, desprivilegiada desse poder.
Explicação: A desigualdade social é qualquer forma de concentração de poder (econômico, político, cultural) de uma classe social sobre outra, desprivilegiada desse poder.
Portanto, ao falar de desigualdades sociais, não se está discutindo o sucesso de um indivíduo sobre o outro. Ao contrário, estamos debatendo sobre como uma grande classe de pessoas recorrentemente possui menos poder e uma outra detém muito.
Causas da desigualdade social
Qual a origem da desigualdade social? Para autores como Rousseau, ela advém de uma corrupção da humanidade. Por outro lado, pensadores como Hobbes afirmam que a existência da desigualdade é inevitável em qualquer lugar.
De qualquer forma, a desigualdade se tornou um grande problema tanto para os liberais como para os socialistas da época. Veja a seguir algumas causas da desigualdade social que conhecemos atualmente, particularmente no Brasil:
Colonização: países europeus colonizaram diversos territórios e populações ao redor do mundo por meio da violência. O Brasil era uma colônia que visava apenas a exploração dos seus recursos naturais. Mesmo após a Independência, toda a riqueza explorada obviamente não retornou ao Brasil, que cresceu como uma nação dependente das grandes potências mundiais.
Escravidão: no Brasil, a população negra trazida de terras africanas foi escravizada, enquanto os brancos eram os senhores. Como sabemos, a propriedade é algo que se passa de geração em geração. Consequentemente, esses senhores enriqueceram com o trabalho de escravos e passaram seus bens aos filhos. E mesmo que ela tenha acabado, a população negra foi deixada sem propriedade, e o fruto de seu trabalho continua nas mãos dos descendentes desses antigos senhores.
Normas culturais: apesar de existirem culturas diversas e ricas no Brasil, a dominante é geralmente aquela que possui uma referência nas potências mundiais. No nosso país, elas privilegiam ou oferecem mais poder e segurança para as pessoas que estão dentro de suas normas. Normas que, por exemplo, dizem o que é um “homem” ou uma “mulher”, qual deve ser a sexualidade do indivíduo ou seus padrões estéticos.
Consequências da desigualdade social
Como foi discutido acima, a desigualdade social pode ter diversas origens. Todas elas, entretanto, possuem um caráter social – ou seja, não basta olhar para a história de vida de um indivíduo, mas analisar a sociedade como um todo.
A seguir, confira algumas das consequências dessas desigualdades para toda a população:
Violência: é uma consequência da desigualdade social porque, quando um grupo de pessoas é desfavorecido, fica mais vulnerável diante dos mais privilegiados. Ao mesmo tempo a violência mantém a desigualdade, porque faz com que indivíduos do lado com menos poder tenham medo, não desenvolvam suas capacidades, além de dificultar sua ascensão social.
Pobreza: a pobreza é o outro lado da moeda da concentração de renda na mão dos mais ricos. Por mais que haja recursos o suficiente no mundo para alimentar a população mundial, a desigualdade social faz com que muitos não tenham acesso a alimentação, saúde, moradia e educação.
Naturalização: um dos efeitos da desigualdade é ela mesma se justificar e convencer de que essa é a ordem natural da sociedade. Afinal, as mudanças sociais geralmente ocorrem em intervalos muito grandes de tempo. Em outras palavras, as pessoas crescem e são ensinadas a acreditar que não é possível mudar as desigualdades sociais, e acabam não vendo mudanças significativas até a sua morte.
Portanto, toda desigualdade social possui uma raiz histórica que ultrapassa a vida de um único indivíduo. Para entender como elas funcionam, é necessário recorrer à sociologia, a antropologia ou outras formas de conhecimento.
Resposta:
a desigualdade hoje em dia são umas da coisa que mas acontece, então isso é completamente dianessesario