O curto governo de Jânio Quadros, 7 meses no ano de 1961, desencadeou uma crise no cenário político brasileiro. Diante disso, responda:
a) Qual foi a propaganda utilizada por Jânio para ganhar a eleição? Ele conseguiu cumprir o seu slogan na campanha?
b) Apresente as medidas contraditórias feitas por Jânio na presidência? Ao responder, lembre-se do momento histórico em que vivíamos, que era a Guerra Fria.
Respostas
Resposta:
A) Em 1961, Jânio Quadros assumiu a presidência do Brasil. Durante a sua campanha, Jânio se apresentou como um político que governava para o povo, sem compromissos partidários. Utilizando uma vassoura como símbolo de campanha, ele prometeu “varrer” a corrupção do Brasil e acabar com a dívida externa, o governo decidiu restringir gastos. ( vou anexar uma foto falando sobre do meu livro)
Explicação:
Entre várias coisas, Jânio condecorou o ministro cubano e ex-guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara com a mais alta honraria da nação brasileira: a Ordem do Cruzeiro do Sul, depois da homenagem a "Che" militares pró- EUA e civis liderados por Carlos Lacerda passaram a acusar Jânio de ser aliado dos comunistas e de pretender instalar uma ditadura no Brasil, pouco tempo depois em 25 de agosto de 1961, Jânio renunciou à presidência.