•1) A lei de diretrizes e bases da educação nacional, em seu artigo Art. 14º define que “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades”, conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Com base no princípio da Lei e das discussões propostas pelo material de formação de coordenadores pedagógicos, NÃO podemos afirmar que: Alternativas:
a)O documento, ao valorizar a participação das comunidades escolar e local, bem como dos profissionais da educação na construção do Projeto Político Pedagógico nos leva destacar a importância da gestão democrática e da necessidade de se levar em conta o contexto em que cada escola está inserida, de forma que o documento dialogue com essa realidade.
b)O quadro institucional, necessário para que possamos construir um Projeto Político Pedagógico significativo, envolve o contexto sociohistórico mais amplo e também as questões locais, específicas da instituição escolar.
c)A Lei de diretrizes e bases reúne todas as determinações necessárias para o funcionamento das escolas brasileiras, estabelecendo uma política educacional bastante centralizada. Nesse sentido, cabe ao coordenador pedagógico cumprir as determinações da LDB.
d)Para a construção do Projeto Político Pedagógico é importante que a escola explicite o conceito de educação assumido pela Instituição escolar, uma vez que isso influencia todo o caminho a ser percorrido para que haja ensino e aprendizagem.
e)O Projeto Político Pedagógico de uma escola envolve diferentes “tempos”. Há que se considerar o passado da instituição e como esse passado constitui, está presente no cotidiano. Além disso, é necessário entendermos a realidade presente, atual para que se possa projetar o futuro institucional, criar metas, fazer projeções.
2) A lei de diretrizes e bases da educação nacional, em seu artigo Art. 14º define que “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades”, conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
Selecione a alternativa que NÃO reúne os “ingredientes” necessários para uma boa formação de coordenador pedagógico:
Alternativas:
a)Formação acadêmica e experiência docente são dois ingredientes fundamentais para a formação de um coordenador pedagógico.
b) O coordenador pedagógico precisa desenvolver autonomia de estudo e desenvolver conhecimentos sobre liderança e relações interpessoais.
c)O perfil do coordenador pedagógico envolve características necessárias para o exercício do controle e da fiscalização, uma vez que sua função é fundamentalmente operacional.
d)Vínculo profissional com professores e alunos é um ingrediente importante para a ação do coordenador pedagógico.
e)Acompanhar as propostas teórico-metodológicas discutidas pelo mundo acadêmico, bem como as práticas didáticas mais atualizadas faz parte da formação do coordenador pedagógico.
3) A concepção de ensino e de aprendizagem adotada está relacionada a uma perspectiva sociohistórica. Nessa perspectiva, as interações sociais têm papel preponderante. Escolha a alternativa que NÃO dialoga com o conceito de interação social: Alternativas:
a)De forma bastante simples, podemos dizer que as interações sociais caracterizam-se pelas trocas entre os parceiros, pelo diálogo que se estabelece entre os pares e que gera aprendizagem.
b)As interações sociais, na perspectiva sociohistórica, permitem pensar um ser humano em constante construção e transformação que, mediante as interações sociais, conquista e confere novos significados e olhares para a vida em sociedade.
c)As interações sociais eficazes são aquelas que acontecem entre parceiros necessariamente com níveis de aprendizagem iguais. Parceiros mais experientes tendem a menosprezar os parceiros menos experientes.
d)As interações sociais, entre diferentes parceiros, mais ou menos experientes, têm poder de gerar aprendizagem.
e)O conceito de interação social só pode ser compreendido dentro de um princípio maior que compreende o processo de ensino e de aprendizagem dentro de uma visão sociohistórica de mundo e de educação, que entende que o homem se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros.
Respostas
respondido por:
18
Resposta da nº 01:
C) A Lei de diretrizes e bases reúne todas as determinações necessárias para o funcionamento das escolas brasileiras, estabelecendo uma política educacional bastante centralizada. Nesse sentido, cabe ao coordenador pedagógico cumprir as determinações da LDB.
C) A Lei de diretrizes e bases reúne todas as determinações necessárias para o funcionamento das escolas brasileiras, estabelecendo uma política educacional bastante centralizada. Nesse sentido, cabe ao coordenador pedagógico cumprir as determinações da LDB.
omirleal:
Não se preocupe, na medida do possível vou continuar respondendo as outras
respondido por:
14
Resposta 1 : C) A Lei de diretrizes e bases reúne todas as determinações necessárias para o funcionamento das escolas brasileiras, estabelecendo uma política educacional bastante centralizada. Nesse sentido, cabe ao coordenador pedagógico cumprir as determinações da LDB.
02 - C) O perfil do coordenador pedagógico envolve características necessárias para o exercício do controle e da fiscalização, uma vez que sua função é fundamentalmente operacional.
03 - C) As interações sociais eficazes são aquelas que acontecem entre parceiros necessariamente com níveis de aprendizagem iguais. Parceiros mais experientes tendem a menosprezar os parceiros menos experientes.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás