Quando classificamos os carboidratos, o primeiro grupo a ser abordado são os monossacarídeos, um grupo considerado mais simples, que possui o mesmo número de átomos de carbono e se diferencia apenas quanto a sua doçura.
SANTOS, E. C.; GOMES, C. E. T. Nutrição e Dietética. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014.
A respeito dos conceitos e classificações dos monossacarídeos, analise as afirmativas, a seguir, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Podemos classificar a frutose como resultado final da metabolização dos carboidratos, além de ser a principal representante das fontes energéticas para as funções orgânicas, visto que está presente em todos os alimentos.
( ) Diferente dos outros monossacarídeos, a glicose é facilmente encontrada nas frutas, tubérculos e, especialmente, no mel.
( ) A galactose é comumente encontrada nos alimentos e é abundante em leites e derivados, independente do processo de digestão e absorção da lactose.
( ) A maltose é um monossacarídeo formado por duas moléculas de glicose, é o resultado da hidrólise do amido. Comumente utilizada na produção de cervejas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
leprilopip84rkr:
F, V, F, V.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
F, V, F, V.
Explicação:
Os monossacarídeos são representados pela glicose, frutose, galactose, e se diferem pela quantidade de átomos de carbono que constituem o carboidrato. Cada um destes carboidratos possui um poder de doçura diferente, relacionado diretamente com a sua composição química. A glicose se destaca como fonte primária de energia, sendo utilizada como substrato energético por nossas células, e é encontrada no mel, nas frutas e nos tubérculos.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás