• Matéria: História
  • Autor: bertinho62527
  • Perguntado 5 anos atrás

As influências germânicas e romanas no Ocidente Medieval

No estudo da passagem da Antiguidade para a Idade Média, estamos acostumados a assinalar o processo das invasões bárbaras como o grande marco inicial do mundo medieval. Dessa forma, temos a enganosa impressão de que tal fato histórico gerou um fenômeno de substituição dos costumes dentro da Europa. Em outros termos, a cultura da civilização romana morreria para dar lugar aos “rudimentares” costumes dos povos bárbaros.

Contrariando tal ideia, podemos assinalar claramente como existem algumas permanências de origem clássica e germânica que subsistem em meio às profundas transformações da Idade Média.


O período conhecido como Idade Média foi marcado pelo encontro das culturas clássica e germânica. Esses elementos culturais podem ser identificados, respectivamente, na

A
permanência do poder dos imperadores romanos e nas sociedades urbanizadas germânicas.

B
permanência do politeísmo, a religião dos romanos, e na centralização política dos povos germânicos.

C
permanência da escravidão como principal mão de obra dos romanos e nas leis escritas germânicas.

D
manutenção do cristianismo, a religião dos romanos, e nas relações baseadas na fidelidade dos germânicos.

Respostas

respondido por: anamrrossi
2

Resposta:

Alternativa D) manutenção do cristianismo, a religião dos romanos, e nas relações baseadas na fidelidade dos germânicos.

Explicação:

Dos romanos se herdou a religião cristã que sofreu mudanças na passagem para a Idade Média. Dos germânicos, por sua vez, herdou-se o Comitatus, uma relação da sociedade feudal entre o suserano e o vassalo baseadas na honra e lealdade.


bertinho62527: okk, obrigada
Perguntas similares