• Matéria: História
  • Autor: fadinhabeatriz
  • Perguntado 9 anos atrás

Explique quais foram as consequências da Tarifa Alves Branco e da Tarife Silva Ferraz para a economia brasileira.
-Desde já agradeço a quem responder.

Respostas

respondido por: roderickgeorodoylzxk
156
A Tarifa Alves Branco foi a medida de incentivo a indústria brasileira durante o Império. Entre os anos 1828 e 1844, as taxas praticadas sobre produtos estrangeiros eram de 15% de impostos, como firmado nos Tratados de Aliança e Amizade com a Inglaterra, até que o então ministro da fazenda Manual Alves Branco revisou as taxas cobradas. Aumentou as taxas de importação para 30% se o produto não tivesse similar no país, e 60% caso houvesse algum produto similar no país.  

O objetivo básico era melhorar a balança comercial brasileira, fazendo com que a arrecadação fosse maior do que os gastos do império. Entretanto essa medida acabou incentivando a produção industrial, uma vez que os custos de substituição das importações pela instalação de fábricas era muito mais atraente. Essa medida deu origem a conhecida Era Mauá e uma base econômica nacional, menos pautada na importação de bens manufaturados.  

Pressionado pelos interesses Ingleses e pela elite agrária brasileira, o governo decreta, em 1860, a tarifa Silva Ferraz, substituindo a Alves Branco, reduzindo as tarifas sobre produtos importados. Dessa forma o desenvolvimento industrial alcançado na Era Mauá foi adquirido pelo capital internacional, até que, em 1878, ele estava falido. No final do império, havia alguma atividade industrial no pais, formada basicamente por empresas de bebidas, sabão e vestuário.  
Perguntas similares