com base na imagem acima, em seu caderno, faça uma pesquisa bibliográfica sobre os personagens retratados na ilustração. quais foram as contribuições a causa abolicionista?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Mas a abolição no Brasil está longe de ter sido uma benevolência da monarquia. Na verdade, foi resultado de diversos fatores, entre eles, o crescimento do movimento abolicionista na década de 1880, cuja força não podia mais ser contida.
Entre as formas de resistência, estavam grandes embates parlamentares, manifestações artísticas, até revoltas e fugas massivas de escravos, que a polícia e o Exército não conseguiam - e, a partir de certo ponto, não queriam - reprimir. Em 1884, quatro anos antes do Brasil, os Estados do Ceará e do Amazonas acabaram com a escravidão, dando ainda mais força para o movimento.
Espero ter ajudado
Algumas das principais contribuições de cada um deles para a causa abolicionista foram:
André Rebouças (1818-1898) foi um dos responsáveis pela criação da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, participante da Confederação Abolicionista e redator dos estatutos da Associação Central Emancipadora.
Maria Tomásia Figueira Lima (1826-1902) foi presidente da Sociedade das Cearenses Libertadoras. A mobilização por ela liderada teve papel de destaque para que o Ceará libertasse os escravos (1884) antes mesmo da promulgação da Lei Áurea.
Dragão do Mar (Francisco José do Nascimento) foi um dos líderes do movimento de jangadeiros responsável pela paralização do mercado escravagista do porto da cidade de Fortaleza (Ceará), em 1881.
Luiz Gama atou como rábula e auxiliou muitos escravizados a conquistarem sua liberdade. Apesar de não ter formalmente se graduado em Direito, possuia muito conhecimento jurídico. Também foi uma importante voz a favor do abolicionismo em diversos jornais da época.
Adelina (A Charuteira) passava aos membros do movimento abolicionista as informações que conseguia coletar sobre os planos dos escravagistas. Dessa forma, conseguiam traçar rotas de fuga e meios para esconder os escravos.
Maria Firmina dos Reis é a autora do primeiro romance escrito e publicado por uma mulher negra e latinoamericana (cujo título é Úrsula). Esta obra falava sobre a escravidão e é considerado um romance abolicionista. Com o seu centenário, sua obra está voltando a ser publicada no país.
Um pouco mais sobre o tema: https://brainly.com.br/tarefa/702813
https://brainly.com.br/tarefa/8425762
https://brainly.com.br/tarefa/28295166