Respostas
Resposta:
A reforma agrária é o conjunto de ações e medidas voltadas para garantir a distribuição justa das terras, alterando os regimes de uso e propriedade, a fim de garantir que a maior parte das terras agricultáveis encontre-se nas mãos de uma quantidade correspondente de trabalhadores rurais. Em resumo, a política de reforma agrária visa romper com a máxima: “muita terra nas mãos de poucos”, ou seja, objetiva acabar ou diminuir consideravelmente a quantidade de latifúndios no meio rural.
Explicação:
Olá, tudo bem com você? Espero que sim. Vamos lá que esse assunto é fácil.
A Reforma Agrária é um sinônimo de redistribuição fundiária. Fudiária vem do latim fundus, que significa "fazenda, terreno". Com isso já dá para ter uma idéia do que é essa reforma. É nada mais do que pegar um terreno (geralmente com grandes extensões) que está na mão de uma só pessoa, dividir em pedaços menores e distribuí-los para pessoas que não possuam um pedaço de terra para produzir.
No Brasil, a Reforma Agrária chegou em 1966 por meio do Plano Nacional de Reforma Agrária do Brasil mas, após a apresentação do projeto, nada foi praticado. Em 1970 foi criado o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – que se tornaria o responsável pelo programa, mas apenas após 1988, com a nova constituição, foi dado o direito à União de desapropriar terras particulares com o objetivo de promover a reforma agrária. Atuamente a reforma é defendida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado em 1980, que promover transformações sociais. Um exemplo de causa defendida por eles é a determinação de um tamanho máximo de uma fazendo baseada na produção da mesma.
Espero que seja isso que esteja procurando.
Se estiver com dúvidas, comente. Bons estudos.
At.te, Guilherme