Respostas
Resposta:
Descreva o que você observa na imagem?
O sistema feudal, que vigorou na Europa por centenas de anos. Esse período foi marcado pela grande influência da igreja e por uma sociedade estratificada e sem grande mobilidade social, onde a massa camponesa era explorada em troca de proteção por parte dos senhores feudais.
Quem são as pessoas representadas?
A nobreza, o clero e os servos.
Explicação:
Para entender o Estado Moderno você precisa rever desde o começo do renascimento comercial e urbano, as novas concepções econômicas, sociais e políticas, e que levaram ao surgimento das monarquias modernas, e depois as suas principais transformações.
Conflitos crescentes no Feudalismo – O real desenvolvimento do comércio na Europa feudal encontrava no próprio sistema feudal seus principais entraves. Era preciso uma nova configuração para dar conta das novas demandas. Surgia ali o germe que resultaria nas Monarquias, nos reinos que criaram os Estados Nacionais. Cada feudo tinhas seus próprios padrões monetários e, além disso, uma série de tributos era cobrada dos comerciantes, impostos, tarifas e até mesmo direitos de passagem castigavam tais mercadores. O ambiente não era propício para que os negócios prosperassem.
Além disso, havia sempre o risco de saques e assaltos praticados por bandidos e salteadores, quando não pelos próprios nobres.
Desta maneira, a classe burguesa buscou apoiar-se nos reis, que a época possuíam poderes apenas em seus feudos, no entanto contavam com as obrigações de respeito de outros nobres, seus vassalos.
Assim, o Rei nada mais era do que um suserano. No entanto, possuía força capaz para unificar e padronizar a atividade comercial em territórios mais vastos, o que vinha de encontro com os interesses burgueses