• Matéria: História
  • Autor: icrimff
  • Perguntado 5 anos atrás


6) Durante o processo de Independência do Brasil, na segunda década do século XIX, houve resistência e luta armada em diversas regiões. Assinale a ÚNICA alternativa que indica onde ocorreu derramamento de sangue nesse período, pela conquista da emancipação política:


A- São Paulo,Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

B- Bahia, Maranhão,Grão-Pará,Ceará,Píaui e Cisplatina.

C- Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

D- Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

7) A concretização da emancipação política do Brasil, em 1822, foi seguida de divergências entre os diversos setores da sociedade, em torno do projeto constitucional, culminando com o fechamento da Assembleia Constituinte. Assinale a opção que relaciona corretamente os preceitos da Constituição Imperial de 1824 com as características da sociedade brasileira:

A- A autonomia das antigas Capitanias atendia aos interesses das oligarquias agrárias.


B- O Poder Moderador conferia ao Imperador a proeminência sobre os demais Poderes.

C- A abolição do Padroado, por influência liberal, assegurou ampla liberdade religiosa.

D- A abolição progressiva da escravidão, proposta de José Bonifácio, foi uma das principais razões da oposição ao Imperador D. Pedro I.

8) Segundo relatos da época, no dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro teria dito: "Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou Morte!". Levando em consideração as consequências dessa ação de D. Pedro, podemos concluir que ela significou:

A- uma separação apenas simbólica entre Brasil e Portugal, já que D. Pedro continuaria a governar os dois reinos.

B- o rompimento político entre Brasil e Portugal, mas sem garantir a autonomia econômica, nem abolir as desigualdades sociais do Brasil.

C- a completa independência política e econômica do Brasil, que se libertava tanto da influência portuguesa quanto da inglesa.
.
D- a implantação de um regime democrático no Brasil, assegurando a participação de todos os grupos sociais no governo

9) 5. “Verifica-se, portanto, que o Brasil necessitava da potência mais poderosa do momento para sua afirmação no mundo colonial. Também a Inglaterra possuía sólidas razões para o seu reconhecimento”. (Carlos Guilherme Mota)
Após sua emancipação política, o Brasil começou a lutar para conquistar o reconhecimento internacional da sua independência. Sobre esse processo, podemos concluir que:

A- Os Estados Unidos só reconheceram a independência do Brasil após proclamação da República em 1889, pois não aceitavam a Monarquia como forma de governo.

B- A Inglaterra recusou-se a reconhecer a independência do Brasil, pois era aliada de Portugal e também não aceitava a abolição da escravidão.

C- Portugal foi o primeiro país a aceitar a independência do Brasil, impondo apenas uma condição para isso: que se mantivesse no país a Monarquia como forma de governo.

D- A Inglaterra reconheceu a independência do Brasil em troca da renovação dos tratados assinados em 1810, mas passou a pressionar o governo para a abolição do tráfico negreiro.

10ª
10) Observe a charge a seguir, referente ao Período Regencial brasileiro.

Podemos definir a fase da Regência, que vigorou no Brasil entre 1831 e 1840, como um período em que:
A- apenas os portugueses vindos com a Família Real em 1808 podiam participar do governo.

B- houve um revezamento de poder entre as elites e as camadas populares, por meio de eleições diretas e do voto universal.


C- o governo passou a ser exercido pelos Regentes, encarregados da administração do país até que o imperador completasse a maioridade.

D- os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram exercidos por políticos eleitos anualmente pelo voto universal.

Respostas

respondido por: dalvanisilva088590
0

Resposta:

letra D

Explicação:

Goias ,Mato Grosso e Tocantis

Perguntas similares