(UNESP-SP) Em uma cozinha, estão ocorrendo os seguintes processos: I. gás queimando em uma das “bocas” do fogão e II. água fervendo em uma panela que se encontra sobre esta “boca” do fogão. Com relação a esses processos, pode-se afirmar que: *
a) I e II são exotérmicos.
b) I é exotérmico e II é endotérmico.
c) I é endotérmico e II é exotérmico.
d) I é isotérmico e II é exotérmico.
e) I é endotérmico e II é isotérmico.
Respostas
Resposta:
A alternativa certa é a letra "b".
Explicação:
Uma reação comum de combustão é a queima da madeira. Sabe-se que esse processo ocorre com liberação de energia na forma de calor e também de luz. Assim, essa reação é denominada exotérmica (o prefixo “exo” significa “para fora”), pois há liberação de calor.
Um processo exotérmico que não é uma reação, mas, sim, uma mudança de estado de agregação, é a formação da neve. A água líquida se solidifica, formando a neve quando ocorre a liberação de calor. Libera-se nesse processo, mais especificamente, 7,3 kJ de calor.
As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia. Já uma transformação de estado físico que é endotérmica é a evaporação da água líquida, que, para ocorrer, precisa absorver 44 kJ.
Resposta: LETRA B
Explicação: 1 é exotérmico e 2 é endotérmico