É preciso ressaltar que, de todas as capitanias brasileiras, Minas era a mais urbanizada. Não havia ali hegemonia de um ou dois grandes centros. A região era repleta de vilas e arraiais, grandes e pequenos, em cujas ruas muita gente circulava.
PAIVA, E. F. O ouro e as transformações na sociedade colonial. São Paulo: Atual, 1998.
As regiões da América portuguesa tiveram distintas lógicas de ocupação. Uma explicação para a especificidade da região descrita no texto está identificada na
A) apropriação cultural diante das influências externas.
B) produção manufatureira diante do exclusivo comercial.
C) insubordinação religiosa diante da hierarquia eclesiástica.
D) fiscalização estatal diante das particularidades econômicas.
Respostas
Resposta:
D) fiscalização estatal diante das particularidades econômicas.
As duas principais razões para que em Minas houvesse um grau maior de urbanização eram o fato de que ali havia a exploração intensiva de ouro (uma particularidade econômica da região) e uma presença maior da Coroa Portuguesa, o que era motivado principalmente pela grande necessidade da Coroa Portuguesa de fiscalizar e cobrar impostos sobre o ouro explorado. É correta a alternativa D.
Como isto impactou a formação da sociedade mineira?
Estas particularidades fizeram com que em Minas se formasse uma sociedade mais diversificada e, em certo sentido, mais inclusiva que aquela que existia nas regiões de exploração agrícola. A classe média, por exemplo, em Minas era maior que nas regiões de exportação de açúcar e havia uma porcentagem maior de trabalho livre.
Mais sobre a colonização de minas em:
https://brainly.com.br/tarefa/7105389