conversando com pedro de 4 anos, questionamos sobre como havia sido o seu dia, e ele descreveu suas atividades, como: ir buscar o pai no trabalho, ir à aula de natação, ir à escola, ir à casa da vovó e finalmente havia chegado a hora de assistir desenho. mas quando questionado sobre qual atividade ele mais gostava, mais destaque do que ter brincado no parquinho da escola, foi ter dançado na aula de educação física, onde, com detalhes, ele descreveu todos os amiguinhos que dançaram, e dançaram bem. deu destaque também para a atividade de pular corda, que ele gosta muito, mas hoje não tinha corda na escola. e para finalizar perguntamos com quem ele preferia brincar, com os amiguinhos da escola ou com os primos. e quase antes de terminarmos a pergunta, ele respondeu, sem dúvida, que era com os primos.
Respostas
Já pudemos perceber, através dos nossos estudos na disciplina de Recreação e Lazer, que o brincar está permeado por um aspecto simbólico de profunda importância na produção cultural humana. A partir dessa compreensão, analise as afirmativas abaixo:
I. Desde os primeiros anos de vida, a brincadeira espontânea ou não, cumpre o papel de nos inserir nas relações sociais.
II. No brincar podemos encontrar os diferentes significados e representações das culturas historicamente construídas pelo homem. Uma brincadeira é capaz de cruzar os tempos, espaços e histórias da sociedade.
III. A brincadeira pode ser considerada como a linguagem do processo de enculturação da criança, pela qual ela é apresentada à sua cultura local e ancestral. Significa dizer que ela adquire, através do brincar, valores e comportamentos que são tidos como apropriados ou necessários naquela cultura.
É correto o que se afirma em:
Resposta: I, II e III.
Explicação: Livro Recreação e Lazer (Unicesumar) pag 84 e 85.
Por meio do brincar, seja de forma espontânea ou não, somos inseridos nas relações sociais desde a mais tenra infância.
O brincar, como elemento significativo e representativo de diferentes culturas, perpassa diferentes momentos históricos e diferentes delimitações geográficas. Uma brincadeira entrecruza histórias, tempos
e espaços.
A criança por meio de uma certa linguagem, ou seja, há um processo de enculturação ao qual a criança responde e no qual estamos inseridos e somos reinseridos ao longo de nossas vidas.
O brincar, como elemento significativo e representativo de diferentes culturas, perpassa diferentes momentos históricos e diferentes delimitações geográficas. Uma brincadeira entrecruza histórias, tempos
e espaços.