• Matéria: História
  • Autor: Shikatema
  • Perguntado 5 anos atrás

3 - ...todo cristão deveria deixar à Igreja em testamento 'a parte de um filho', e caso não tivesse descendente deveria nomeá-la sua herdeira. Por outro lado, graças ao celibato clerical o patrimônio eclesiástico não era dividido ou alienado.(Hilário Franco Jr. A Idade Média - Nascimento do Ocidente. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986, p. 68.)De acordo com o texto, e seus conhecimentos sobre o período em questão, é correto afirmar que: * 5 pontos

( ) a) A Igreja ganhava grande quantidade de terras como parte de heranças, porém não podia aceitá-las, pois todos os clérigos faziam voto de pobreza, sem poder possuir bens.
( ) b) A Igreja não pode aceitar as terras que lhe são doadas em testamento, pois não teriam como cuidar das mesmas.
( ) c) A Igreja é a instituição mais poderosa desse período, porém não sabe se aproveitar disso em nenhum momento da Idade Média.
( ) d) Se os senhores não quisessem doar suas terras, eles não faziam, pois estes não tinham medo dos castigos que Deus poderia lhes dar por não ajudar sua representante na Terra.
( ) e) A Igreja com essas inúmeras doações em testamento, doações que ela mesmo aconselhava a serem feitas, passa a ser a maior possuidora de terras no século IX, tendo em sua posse um terço de todas as terras cultiváveis do Ocidente Cristão.

Respostas

respondido por: jessycalima1990
0

Resposta:

não sei de nada

Explicação:

nakxmw9znwohd0ejs

Perguntas similares