• Matéria: Psicologia
  • Autor: Magnoliabispo
  • Perguntado 5 anos atrás

“A análise do papel da escola nos mecanismos da exclusão escolar implica isolar, evidentemente de maneira teórica e abstrata, os mecanismos e os fatores pelos quais a escola “acrescenta”, alia fatores de desigualdade e de exclusão que ultrapassam a simples reprodução das desigualdades sociais”.

DUBET, F. A Escola e a Exclusão. Tradução de Neide Luzia de Rezende. Cadernos de Pesquisa , n. 119, p. 29-45, jul. 2003.

Sobre o papel da escola e a argumentação de Dubet (2003), assinale a alternativa correta.
A desigualdade de renda é gritante no Brasil, no entanto esse problema deve ser deixado de fora do ambiente escolar para que ocorra a plena aprendizagem.
O estudante é considerado, na perspectiva tradicional, um ser ativo, de maneira que suas vivências interferem no aprendizado.
As escolas, na contemporaneidade, buscam compreender o estudante como ativo em sua família, bairro e cultura, e todos estes elementos influenciam em seu ensino e aprendizagem.
O aluno é, na perspectiva contemporânea, como uma “ilha”, um ser passivo desvinculado de seus problemas fora da escola.
As escolas atendem crianças que já sofrem exclusão e desigualdades e, por isso, sempre buscaram acabar com a reprodução da realidade social, deixando tais questões longe do ambiente escolar.

Respostas

respondido por: fabianaandrade10
0

Resposta:

Explicação:

LETRA A

respondido por: larissamagrani
0

Segundo Dubet, a escola contemporânea é local que engloba e entende os alunos como seres ativos e participativos no mundo social (C).

Sob uma perspectiva construtivista e humanística, os educandos são agentes, pois agem de acordo com suas escolhas e suas vivências empíricas, mas também são passivos, porque a ação ocorre numa sociedade determinada e que traz mazelas sociais e desigualdades.

Com isso, a escola deve ser um ambiente que construa autonomia e liberdade de ação e de pensamentos aos alunos e que, acima de tudo, seja âmbito de resistência e luta contra realidades nefastas e desumanas.

Portanto, cabe à rede de ensino ser porto-seguro aos alunos, criando mecanismos para sanar, socialmente, problemas políticos em acordo com políticas públicas reivindicadas e requeridas pelo povo.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19952172

Anexos:
Perguntas similares