Respostas
Resposta:
Jânio Quadros foi presidente brasileiro pelo curto período de seis meses e renunciou ao cargo em agosto de 1961, o que iniciou uma crise política no país.
Jânio Quadros foi presidente do Brasil de 31 de janeiro de 1961 a 25 de agosto de 1961. O seu curto mandato foi considerado confuso e com muitas decisões impopulares. A renúncia de Jânio deu início a uma intensa crise política a respeito da sucessão presidencial.
Resposta:
APOIADO EM CAMPANHA DE AMPLA REPERCUSSÃO POPULAR,COM SEUS DISCURSOS MORALISTAS NOS QUAIS PROMETIA "VARRER A CORRUPÇÃO", JÂNIO QUADROS VENCEU AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAS DE OUTUBRO DE 1960, DERROTANDO SEU ADVERSÁRIO O MARECHAL HENRIQUE TEIXEIRA Lott POR UMA AMPLA MARGEM DE VOTOS.
A RENUNCIA DE JÂNIO QUADROS CAUSOU UMA CRISE SUCESSÓRIA,POIS OS MINISTROS MILITARES SE OPUNHAM À POSE DE JOÃO GOULART.ELES O CONSIDERAVAM LIGADO AOS GRUPOS POLÍTICOS DE ESQUERDA (ORGANIZAÇÕES SINDICAIS E ESTUDANTIS,POR EXEMPLO) E TINHA RECEIO DO PODER QUE TERIA COM O APOIO QUE A BANCADA DO PTB NO CONGRESSO LHE DARIA.