• Matéria: Português
  • Autor: arthuriury
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o poema de Oswald de Andrade e responda as questões: Pronominais
Dê-me um cigarro/ Diz a gramática Do professor e do aluno/ E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco/ Da Nação Brasileira Dizem todos os dias/ Deixa disso camarada Me dá um cigarro (Oswald de Andrade)
-O movimento modernista foi nacionalista, isto é, procurou valorizar nosso país, nossa gente, nossa língua, nossas tradições.
a) O autor nesse poema, toma partido, isto é esplicita o seu ponto de vista sobre qual das variedades linguísticas de se falar? Comprove com elementos do texto.
b) De acordo com a visão da língua e cultura expressa, no texto, a língua contribuí para formar a identidade de um país?
c) Como você sabe, a escola é representante do saber oficial. E muito do que se ensina nas aulas de Português e nas gramáticas de língua portuguesa ainda recebem influências da lingua portuguesa lusitana. De acordo com o enfoque do texto, o professor, o aluno e o mulato sabido não seriam brasileiros?

Respostas

respondido por: rosanebarranco
318
a) A Língua informal.Comprovação: Deixa disso camarada Me dá um cigarro. 
b) Sim. O poema nos mostra exatamente essa identidade, a de um país com suas diversas linguagens.
c) Sim. Brasileiros e cada qual utilizando as suas regionalidades , as suas diferentes culturas 
respondido por: brendaisis
72

Olá!

Podemos compreender diante do evidenciado que:

a) Certamente o autor evidencia a existência de diferentes variedades linguísticas, ao retratar o uso da linguagem coloquial em "Me dá um cigarro", tratando a mesma como aceitável.

b) Certamente a língua contribui como forte elemento para a formação da cultura bem como da identidade d eumpáis quando compreendemos que esta é o meio de expressão da população.

c) Ambos seriam brasileiros, porém, retratando o uso de linguagens e variedades diferenciadas.

Perguntas similares