1) Qual é o tipo de nutrição de todos os animais? Justifique o termo.
2) Cite as classes dos vertebrados, dando dois exemplos de espécies de cada uma.
3) O que são cordados?
4) Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?
5) Cite duas adaptações do corpo dos peixes que facilitam o seu deslocamento na água.
6) Como é a respiração dos peixes?
7) Que tipo de fecundação é mais comum entre os peixes?
8) Que função tem a linha lateral nos peixes?
9) Como é a respiração da maioria dos anfíbios adultos e de suas larvas?
10) Por que motivo a maioria dos anfíbios vivem em lugares úmidos ou próximo a água?
Respostas
Resposta:
1) Os dois principais tipos de nutrição são: a nutrição heterotrófica, característica dos animais, fungos e algumas bactérias; e a nutrição autotrófica, característica das plantas e da maioria das bactérias.
2) Os animais vertebrados se classificam em cinco classes: -Mamíferos: baleia e golfinho. -Aves: pato e galinha. -Répteis: cobra e lagarto. -Anfíbios: sapo e rã. -Peixes: piranha (de água doce) e sardinha (de água salgada).
3) Filo animal que compreende os anfioxos, os tunicados e os vertebrados, dotados, ao menos durante uma das fases da vida, de uma notocorda, de fendas branquiais na faringe e de um cordão nervoso, dorsal e oco.
4) Os animais apresentam características para diferenciar um dos outros. Uma dessas características pode ser a presença de ossos. Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. ... Os animais invertebrados não possuem ossos.
5) Entre as principais adaptações dos peixes à vida aquática, podemos citar a presença de um corpo hidrodinâmico, nadadeiras, respiração branquial, linha lateral e bexiga natatória.
6) A respiração dos peixes é branquial, uma adaptação importante para a vida aquática, uma vez que é através das brânquias que o oxigênio da água é retirado. O processo para a retirada do oxigênio inicia-se com a entrada da água pela boca e a saída através das fendas branquiais
7) Grande parte das espécies de peixes possui reprodução ovulípara (as fêmeas não protegem os ovos) e fecundação externa. Nos peixes ocorre a presença de machos e fêmeas, sendo muito comum o dimorfismo sexual (desequilíbrio da quantidade de fêmeas e machos da mesma espécie).
8) linha lateral é um sistema de órgãos encontrados em vertebrados aquáticos, usado para detectar movimento, vibração e gradientes de pressão na água circundante. ... Por exemplo, os peixes podem usar seu sistema de linha lateral para seguir os vórtices produzidos pela fuga de presas.
9) No estágio da vida aquática, quando são larvas, os anfíbios respiram por brânquias, como os peixes. Quando adultos, vivem em ambiente terrestre e realizam a respiração pulmonar.
10) Os anfíbios são animais dotados de glândulas, o que faz com que eles sejam restritos à ambientes úmidos, pois ele respira pela pele, e se estiver muito quente, o animal perde muita água e consequentemente morre