Atividade 1 - Qual a substância presente na parede das hifas fúngicas, também presente no esqueleto
de alguns animais como crustáceos e insetos?
Atividade 2 - A associação entre hifas fúngicas e raízes de plantas, em solos carentes de nutrientes,
promovendo uma associação mutualística entre ambos, é conhecida como:
46
Atividade 3 - Escreva alguns exemplos de fungos:
Atividade 4 - O que significa dizer que os fungos são seres heterotróficos?
Atividade 5 - Os fungos são organismos importantes na cadeia alimentar, pois, juntamente a bactérias,
são responsáveis pelo processo de decomposição. Essas espécies nutrem-se de matéria orgânica
morta, sendo chamadas de:
Atividade 6 - Complete as lacunas:
O corpo de um fungo multicelular é formado por filamentos que recebem o nome de __________________.
O conjunto desses filamentos forma o _______________, que constitui o corpo do fungo, entretanto essa
estrutura não é considerada um tecido verdadeiro.
Respostas
Resposta:
1 - Essa substancia refere-se a quitina que é uma substancia branca que pode ser encontrada no esqueleto externo dos insetos, podendo também ser localizada em crustáceos como lagostas e caranguejos, ela é um polissacarídeo usada como agente floculante e estabilizador para produtos farmacêuticos e alimentos.
2 - Essa associação refere-se a micorriza que é uma associação mutualística entre fungos, raízes e plantas, onde todos saem beneficiados.
Nela ocorrem a nutrição das plantas realizadas pelos fungos, e elas, por sua vez, realizam a produção dos carboidratos que são assimilados pelos fungos no momento da fotossíntese
Explicação:
espero ter ajudado ;-;
1. A quitina é a substância presente nas paredes das hifas fúngicas e no esqueleto de alguns animais.
Os fungos podem ter uma parede celular de quitina, um polissacarídeo de grande importância para animais de diversos filos.
Os artrópodes, por exemplo, têm um esqueleto externo, que é chamado de exoesqueleto, feito de quitina. Conforme o animal cresce, esse esqueleto fica pequeno para comportar sua estrutura e ele passa por um processo chamado muda ou ecdise, em que o esqueleto é descartado e um novo é produzido.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/1359855
2. A associação entre hifas fúngicas e raízes de plantas é conhecida como micorriza.
O mutualismo é uma relação interespecífica harmônica, da qual os dois seres dependem para sobreviverem. Portanto, é uma relação obrigatória.
Um exemplo de mutualismo é aquele que forma as micorrizas, uma associação entre hifas de fungos e raízes de algumas plantas. Juntos, eles conseguem promover melhor absorção de nutrientes do solo e sobreviver.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/5299561
3. Exemplos de fungos são os do gênero Penicillium, de onde se originou a penicilina, os ascomicetos e até mesmo os cogumelos comestíveis.
Os fungos possuem células eucariontes e seu corpo pode ser dividido em hifas cenocíticas (não septadas) ou hifas septadas (mono ou multinucleadas).
Algumas das espécies de fungos são danosas para o homem e até fatais, enquanto outras são terapêuticas ou servem até mesmo como alimento.
Os ascomicetos são o maior grupo dos fungos. Sua reprodução é assexuada e está relacionada com a formação dos ascos, uma estrutura sacular que carrega os ascósporos haploides.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/23839835
4. Os fungos são heterotróficos porque eles não produzem o próprio alimento, mas sim fazem a decomposição de matéria orgânica e é daí que obtêm sua nutrição.
A decomposição é importante para o uso agrícola do solo porque é a por meio desse processo que há formação de matéria inorgânica a partir da matéria orgânica. Dessa forma o solo passa a contar com sais e outros nutrientes que vão ser reutilizados no ciclo da matéria.
Este processo é realizado comumente por fungo ou bactérias decompositoras, que ocupam o último nível trófico da cadeia alimentar e que são, portanto, responsáveis pela reciclagem do material orgânico em inorgânico. Assim, tais substâncias voltam ao ciclo natural.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/768177
5. São chamadas de decompositoras.
Em uma cadeia alimentar temos, no primeiro nível trófico, os produtores, ou seja, os seres autotróficos, como as algas e as plantas.
Em seguida vem os níveis que vão se alimentar dos produtores, que são os consumidores. Quando um consumidor é herbívoro, ele está se alimentando diretamente de um produtor, portanto é consumidor primário.
O consumidor que se alimentar deste herbívoro será consumidor secundário e assim sucessivamente.
Os indivíduos que vão fazer a decomposição da matéria orgânica transformando-a em inorgânica são os decompositores. Como exemplos podemos citar fungos e bactérias.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/23602239
6. O corpo de um fungo multicelular é formado por filamentos que recebem o nome de hifas. O conjunto desses filamentos forma o micélio, que constitui o corpo do fungo, entretanto essa estrutura não é considerada um tecido verdadeiro.
De acordo com a divisão de seu corpo, os fungos podem ser classificados em hifas cenocíticas (não septadas) ou hifas septadas (mono ou multinucleadas). Quando há um conjunto de hifas, forma-se o micélio, que é a parte visível a olho nu.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/43652810