• Matéria: Biologia
  • Autor: mariliassgabriela
  • Perguntado 5 anos atrás

A Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) foi identificada pela primeira vez na Arábia Saudita, no ano de 2012. Os sintomas são semelhantes aos de outras doenças causadas por coronavírus, ou seja, febre, tosse e falta de ar. Alguns pacientes também relataram sintomas gastrointestinais. Hoje se sabe que o vírus ligado à Mers tinha nos dromedários um importante reservatório. Esses animais eram, portanto, os transmissores da doença.

Faça um comentário sobre o MERS (síndrome respiratória do oriente médio), baseado no texto acima:​

Respostas

respondido por: deboradellini
1

Resposta:

A Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) é uma doença respiratória causada por um vírus chamado  “Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio” (MERS-CoV). A MERS afeta o sistema respiratório  (pulmões e tubos respiratórios). A MERS foi relatada pela primeira vez em 2012 na Arábia Saudita.  Não está claro de onde a MERS-CoV veio, mas suspeita-se que tenha vindo de um animal. A MERS-CoV foi encontrada em camelos e em um morcego na Península Arábica. Os camelos, morcegos e outros animais desempenham um papel na transmissão de MERS-CoV.

Pessoas com MERS desenvolvem doença respiratória grave com febre, tosse e falta de ar. Outros sintomas incluem  diarreia e náuseas ou vômitos. Podem ocorrer complicações mais graves como pneumonia e insuficiência renal.  Cerca de 3 em cada 10 pessoas relatadas com MERS faleceram, mas a maioria tinha outros problemas de saúde.  Algumas pessoas infectadas também podem apresentar sintomas leves ou nenhum sintoma.

Quem está em maior risco de contrair MERS?

-Viajantes recentes da Península Arábica

-Contatos próximos de um viajante doente vindo da Península Arábica

-Pessoas que tenham estado recentemente em uma instituição de saúde na Coreia do Sul

-Contatos próximos de um caso confirmado de MERS

-Pessoal de saúde que teve contato próximo com um caso confirmado de MERS, enquanto a pessoa estava  doente e não usou os equipamentos de proteção individual recomendados

-Pessoas com exposição a camelos

Pessoas com diabetes, insuficiência renal, problemas pulmonares crônicos ou um sistema imunológico enfraquecido  têm um maior risco de  adoecerem seriamente, se contraírem MERS.

A MERS é transmitida de pessoa para pessoa?

Sim. A MERS pode ser transmitida entre pessoas que estão em contato próximo. Isso inclui qualquer pessoa que  tenha fornecido cuidados para uma pessoa doente (incluindo funcionários do setor da saúde e membros da família) e qualquer pessoa que tenha ficado no mesmo lugar com uma pessoa infectada (por exemplo, tendo-a visitado ou  vivido com ela).

Não há atualmente uma vacina para MERS.

Não há um tratamento específico para MERS. Indivíduos com MERS obtêm cuidados para ajudar a diminuir os  sintomas.  

Explicação:

Perguntas similares