Respostas
Resposta:
SEGUNDO REINADO
Explicação:
Resposta:
semelhanças: ambos pertenciam à camada senhorial, portanto eram donos de terras e escravos e faziam de tudo para manter os seus privilégios, vide o voto ser censitário (renda mínima); diferenças: do ponto de vista ideológico (teoria), o partido conservador defendia a centralização do poder na figura de um monarca, ao contrário do partido liberal, que defendia uma descentralização do poder e uma maior autonomia às províncias.
• o Golpe da Maioridade: uma estratégia liberal
Explicação:
explicar o contexto do golpe da maioridade: período regencial, onde havia um avanço conservador; se necessário, retome as principais características da regência (1831-1840).
– explicar que o golpe da maioridade explicita a ambição pelo poder político, sem levar em consideração ideais e ideologia, pois o objetivo central da elite brasileira era a manter seus privilégios: a propriedade privada da terra e a manutenção da escravidão.
– explicar que sentindo-se ameaçado perante ao avanço conservador na regência, o partido liberal propõe um golpe de antecipação da maioridade ao Pedro de Alcântara, filho de D. Pedro I, que na época tinha 14 anos de idade; o mesmo aceita e em troca coloca o partido liberal no ministério.