• Matéria: Biologia
  • Autor: Leandrocr5837
  • Perguntado 5 anos atrás

camadas e constituição dos vasos sanguineos

Respostas

respondido por: deboradellini
2

Resposta:

Vasos sanguíneos são estruturas tubulares por onde o sangue circula, presentes em todo o organismo. Esses vasos formam um grande sistema de tubos que garantem que o sangue bombeado pelo coração siga em direção ao corpo e posteriormente retorne ao coração.

Os vasos sanguíneos são constituídos pelas túnicas íntima, média e adventícia. As túnicas nada mais são do que camadas em que há associação de diferentes tecidos. A seguir, veja algumas das principais características de cada uma das túnicas que formam os vasos sanguíneos.

Túnica íntima: Essa camada, que é a mais interna, é formada por células endoteliais que estão apoiadas em uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a qual pode apresentar algumas células de tecido muscular não estriado. Pode-se observar ainda a presença de uma lâmina elástica interna, separando a túnica íntima da túnica média. Essa lâmina é observada em artérias, não sendo, geralmente, observada em veias.

Túnica média: Essa túnica, que é a camada mediana, é constituída principalmente por células do tecido muscular não estriado. Entre essas células, existe uma quantidade variável de matriz extracelular, a qual possui, entre outros componentes, fibras elásticas e reticulares.

Túnica adventícia: Essa túnica, que é a camada mais externa, é formada principalmente por colágeno e fibras elásticas.

Tipos de vasos sanguíneos

Os três principais tipos de vaso sanguíneo são: artérias, veias e capilares.

As artérias são vasos que garantem o transporte do sangue do coração para os tecidos e órgãos do corpo. Diferentemente do que muitos pensam, as artérias não garantem o transporte exclusivo de sangue arterial (sangue rico em gás oxigênio e pobre em gás carbônico). As artérias pulmonares, por exemplo, são exceção e garantem o transporte de sangue rico em gás carbônico.  As artérias transportam um sangue sob alta pressão. Isso acontece, pois elas partem do coração, ao bombear o sangue o impulsiona sob a forma de um fluxo rápido. Devido a essa característica, é fundamental que as paredes das artérias sejam fortes, elásticas e resistentes. As paredes desses vasos, portanto, são bem espessas. No interior dos órgãos, as artérias ramificam-se em vasos de menor calibre, que são denominados de arteríolas.

Os capilares são vasos sanguíneos que apresentam apenas uma camada de células endoteliais e um diâmetro muito pequeno. Suas paredes delgadas garantem as trocas de substâncias entre o sangue e o líquido intersticial presente ao redor das células.

As veias são vasos sanguíneos que garantem que o sangue proveniente de órgãos e tecidos seja transportado de volta ao coração. As veias são resultado da convergência de vasos capilares. Os capilares convergem para vênulas, as quais convergem para as veias. As veias, diferentemente do que muitos pensam, não transportam apenas sangue rico em gás carbônico, popularmente chamado de sangue venoso. As veias pulmonares, por exemplo, são exceção a essa regra e garantem o transporte de sangue rico em oxigênio.  O sangue que corre nas veias está sob pressão mais baixa do que aquela observada em artérias. Para garantir um fluxo unidirecional de sangue, as veias apresentam valvas que impedem o refluxo do sangue. Além disso, para garantir o fluxo sanguíneo adequado, a musculatura esquelética exerce um importante papel. A contração dos músculos esqueléticos comprimem as veias, garantindo o fluxo. É por isso que ficar muito tempo sentado ou em pé ocasiona inchaço nos membros inferiores.  Assim como as artérias, as veias possuem as três túnicas. Entretanto, diferentemente das artérias, a túnica média das veias possui uma menor quantidade de tecido muscular, sendo, portanto, menos espessa.

Explicação:

Perguntas similares