O conceito atual da gestão de pessoas resulta de seu processo de desenvolvimento histórico, que passa pelas áreas de departamento pessoal (DP) e de administração de recursos humanos (RH). Acerca dos sentidos que essas etapas apresentaram sobre as pessoas nas organizações, podemos afirmar que:
a)
para o departamento pessoal, o que interessa é o controle sobre os funcionários, traduzido nas rotinas documentais e nos processos de verificação do trabalho diário.
b)
quando falamos em administração de recursos humanos temos em mente que os esforços dos colaboradores devem contribuir para a empresa alcançar seus objetivos de longo prazo.
c)
a gestão de pessoas com ênfase estratégica tem como seu foco principal os interesses dos colaboradores, que são prioritários em relação aos objetivos da organização.
d)
nas práticas de administração de recursos humanos os colaboradores são vistos como outro recurso qualquer da organização que deve ser administrado, visando lucro e não como pessoas.
e)
rotinas de departamento pessoal existem para que os colaboradores possam ser reconhecidos e valorizados no ambiente organizacional, buscando atender seus anseios e expectativas.
Respostas
Resposta:
para o departamento pessoal, o que interessa é o controle sobre os funcionários, traduzido nas rotinas documentais e nos processos de verificação do trabalho diário.
Explicação:
A gestão de pessoas atual é o efeito da evolução das fases anteriores, em que o departamento pessoal apresentava o sentido de controlar e de fiscalizar as pessoas por meio de burocracias que mantivessem seu controle através de documentos. Já a administração de RH procura enxergar as pessoas da organização como importantes e reconhecer sua contribuição para a empresa. Porém, somente com a gestão de pessoas, com ênfase na estratégia empresarial, se busca alavancar o crescimento das organizações a partir do consenso entre os interesses pessoais dos colaboradores e os objetivos que a organização traçou para si a longo prazo.
Resposta: alternativa A
Explicação: