genteee tem como alguem me responder urgentee porfavor,é pra hoje tenho que mandar 00:00
Respostas
Resposta:
Questão 1- Luzia pratica a leitura aprendida com o irmão durante a noite, enquanto vigia o arrozal.
2- Luzia e Pedro. O pai da menina tinha uma ideia diferente sobre a educação dos filhos, achava que a educação era um privilégio apenas para os homens. Isso revela que infelizmente ainda existe pessoas com pensamentos arcaicos.
3- Os pais das crianças eram agricultores e plantavam milho e arroz. As crianças ajudavam na plantação, espantando os pássaros. Luzia também ajudava sua mãe nas tarefas domésticas.
4- Na verdade, somente a Luzia era proibida de frequentar escola, isso acontecia porque existia uma cultura enraizada desde os tempos antigos que as mulheres serviam apenas para tarefas domésticas e para procriar e criar seus filhos. Felizmente esse ideal foi exterminado e hoje a mulher vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade e atuando em várias áreas do conhecimento, mostrando toda sua capacidade e desmistificando todos ideais arcaicos apregoados nos tempos antigos.
5- Através de chantagem, por causa de uma brincadeira onde ele se benzeu de cabeça para baixo. Ela colocou a imagem do santo de cabeça para baixo para persuadi-lo.
6- Quem mandou a carta para o pai da criança foi seu tio, irmão de seu pai.
7- Quando o pai viu a menina lendo a carta, inicialmente imaginou que ela estivesse fingindo, mas ao ouvi-la mais um pouco, percebeu a capacidade que Luiza tinha e ficou emocionado.
8- O pai mudou de ideia em relação a mandar a menina para estudar porque viu o esforço da menina e que ela tinha a mesma capacidade que seu irmão. A mãe da menina ficou feliz com a atitude.
9- A moral do curta é que quando queremos conseguir algo, mesmo que ele seja difícil, se houver interesse e esforço, a conquista do objetivo é certa. Temos apenas que perseguir nossos sonhos.
10- O final foi esperado, embora o pai da menina demostrasse ser uma pessoa difícil de mudar de ideia, imaginei que houvesse alguma rejeição inicial com a ideia da filha frequentar escola, no momento que Luiza leu a carta, desarmou totalmente seu pai, por isso o final foi de certa forma esperado.
Explicação:
11- Escola é lugar de aprendizagem, lá as crianças deixam de enxergar o mundo através da ótica empirista e aprender a ter um olhar mais cientifico das coisa.
Na escola, se aprende a respeitar as diferenças, a concordar ou não, a ter uma opinião própria, a defender e a argumentar, e assim, a formação de um cidadão de bem se dá.