Pesquisa
Tema: Guerra Fria
- Guerra Fria
- Causas da Guerra Fria
- Capitalismo e Socialismo
- Guerra do Vietña
- Corrida Armamentista
- Corrida Espacial
- Guerra da Coreia
- Crise dos mísseis de Cuba
- Acontecimentos importantes da Guerra Fria
ME AJUDEM PFV
Respostas
Resposta:
A Guerra fria foi o período em que o mundo se dividiu nos blocos
Capitalistas Liderado pelos EUA e socialistas liderado pela União Soviética.
Tem esse nome porque nunca houve um real confronto militar, ou seja, a guerra não chegou a “esquentar” de fato, mantendo-se assim “fria”.
Nesta guerra, houve uma real disputa para mostrar ao mundo qual sistema de economia era melhor, qual país era mais avançado militarmente e tecnologicamente com o intuito de estender sua influência sobre os demais países.
Corrida espacial:
Foi uma das coisas mais disputadas durante a guerra, para saber qual país conseguia enviar satélites, sondas e até seres vivos para o espaço.
URSS: temos por exemplo a famosa cadela “Laica” que foi enviada para o espaço, eis o primeiro ser vivo a ser enviado para fora da terra. E também tivemos astronautas russos.
EUA: Temos a famosa missão Apollo 11 que foi responsável por enviar os primeiros seres humanos à lua em 69, levando a vitória para os Norte-americanos.
Corrida armamentista:
Durante a guerra, as armas não tinham o intuito de atacar diretamente, mas sim pelo poder de persuasão, para evitar ataques e também estender a influência para os demais países comprarem suas armas.
Guerra das Coreias e Vietnam:
Foram guerras para decidir qual sistema o país ia usar, Karl Marx defendia uma revolução armada para implementar a ditadura do proletariado.
De um lado guerrilhas comunistas querendo implantar seu tipo de sistema apoiados pela URSS
E do outro, o lado capitalista também querendo implantar esse sistema apoiado pelo EUA
Que hoje resultou em uma coreia separada Norte comunista e Sul Capitalista, tendo essa guerra nunca tendo acabado, e sim, uma trégua entre ambas.
Já no Vietnam foi diferente, tendo o lado socialista ganhado a guerra devido à baixa/falta de experiência naquele território, tendo os EUA sofrido um grave número de baixas.
Crise dos misseis:
Em Cuba, um espião norte-americano descobriu que havia misseis soviéticos apontados para a capital do EUA (Washington) gerando assim uma grave crise diplomática e uma maior tensão ente os dois países e um medo no mundo que havia acabado de voltar de uma guerra e estava com medo de outra ainda pior, pois podia ser nuclear.
Acontecimentos importantes:
A queda do muro de Berlim que separava a Alemanha ocidental (capitalista) e oriental (socialista).