Respostas
Explicação:
originalmente uma ciência militar que estudava grandes arcos para arremessar pedras sobre os inimigos, hoje em dia é considerada a ciência que estuda o movimento dos projéteis, especialmente das armas de fogo, seu comportamento no interior destas e também no seu exterior
Resposta:
Balística (do grego "ballista"), originalmente uma ciência militar que estudava grandes arcos para arremessar pedras sobre os inimigos, hoje em dia é considerada a ciência que estuda o movimento dos projéteis, especialmente das armas de fogo, seu comportamento no interior destas e também no seu exterior, como a trajetória, impacto, marcas, explosão, etc., utilizando-se de técnicas próprias e conhecimentos de física e química, além de servir a outras ciências.
Pode-se analisar o movimento de balística como uma composição de movimentos. Desconsiderando forças de caráter dissipativos, na vertical, o projétil está exposto a um movimento retilíneo uniformemente variado em decorrência da aceleração da gravidade. Na horizontal, o projétil está exposto a um movimento uniforme uma vez que não há aceleração na horizontal. Apesar de tudo, a balística é uma ciência tudo menos linear, com inúmeras variáveis.
A Balística "clássica" se subdivide em três tipos: a "balística interna" que envolve os processos dentro de uma arma de fogo quando ela é disparada envolvendo tanto a arma quanto o cartucho. A "balística externa" que envolve o estudo do movimento de projéteis em vôo e as características de vôo desse projétil. E a "balística terminal" que estuda os projéteis à medida que atacam, penetram e - no caso de uso militar, de segurança ou de caça - incapacitam ou matam o alvo. Em termos simples:[1]
Balística interna, estuda os fenômenos que ocorrem dentro da arma de fogo.
Balística externa, estuda o comportamento do projétil quando ele se desloca pelo ar.
Balística terminal, estuda o comportamento do projétil quando ele atinge e penetra o alvo.
Atualmente, um quarto tipo de balística está sendo também aplicado nessa área:
A "balística intermédia" ou "de Transição", que estuda o comportamento do projétil quando ele sai do cano da arma mas inda está sob influência dos gases remanescentes do disparo.
espero ter ajudado!!!