• Matéria: ENEM
  • Autor: jmarquesg8165
  • Perguntado 5 anos atrás

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de geografia, não se pode deixar de considerar a formação do cidadão para a sociedade. Nesse sentido, analise a postura de trabalho nos dois exemplos abaixo. Professor 1: Ao trabalhar um novo conteúdo, o professor busca dialogar com os alunos para identificar os saberes prévios, após, media informações de maneira interativa, utiliza somente aula expositiva com o quadro e a avaliação é memorística, de modo que o ensino torna-se mecanizado. Professor 2: No início de um novo conteúdo, o professor busca identificar os saberes prévios e, a partir daí, adapta sua prática para contemplar os conteúdos de maneira dinâmica e significativa para os alunos, utiliza todos os recursos que possui em suas aulas e gosta de levar os alunos para fora da sala de aula e analisar a realidade. As avaliações ocorrem em vários momentos e de maneiras distintas, fomentando o saber científico nos alunos. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: magnofborges
6

Resposta:

Embora o professor 1 tenha iniciado de maneira adequada. O direcionamento de trabalho mais correto e condizente com a formação crítica e reflexiva foi do professor 2.

Explicação:

Verifica-se que no início de sua prática docente o professor 1 chamou os discentes a uma problematização, construção de explicações provisórias (hipoteses) e, portanto, deu início a uma prática dialógica. Até este ponto, os passos adotados foram os mesmo do professor 2. Contudo, enquanto na condução de sua  aula o professor 1 abdicou de seu papel de mediador (e se colocou no centro da relação - e com isso, inibindo a prática dialógico-dialética e adotando uma prática monológica), o docente 2 buscou o inverso. Não abdicou da intencionalidade, mas trouxe o discente para o centro da atividade.

Perguntas similares