A energia elétrica como conhecemos está submetida a três processos, geração, transmissão e distribuição, para que possa enfim ser utilizada na devida forma pelas unidades consumidoras, as quais podem ser unidades domésticas, comercias e industriais. Toda essa arquitetura deve ser muito bem planejada para evitar desperdícios e extrair ao máximo seu poder de transformação em esforço ou trabalho.
Apoiando-se no texto apresentado anteriormente e nos conhecimentos absorvidos pela disciplina quanto às características de distribuição de energia, analise as afirmativas a seguir.
I. Os postes e dutos são os tipos de distribuição aérea e subterrânea respectivamente.
II. Os cabos considerados de alta tensão, ou seja, maior que 1 kV ficam no topo dos postes.
III. Os transformadores tem a função de abaixar a tensão vinda da etapa de distribuição, para valores aceitáveis conforme uso, 127V e 220V normalmente.
IV. Os cabos de baixa tensão são encontrados nos postes acima dos transformadores, garantindo isolamento dos cabos de alta tensão, que se encontram logo acima dos mesmos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I Apenas
Explicação:
II, cabos de alta são geralmente acima de 3,6KV
III, Os transformadores tem a função de abaixar a tensão vindo da etapa de transmissão, Logo a rede de Alta.
IV, Os cabos encontrados nos postes acima dos transformadores são de Média- baixa tensão
Resposta:
Resposta correta, alternativa 4 (I, II, III apenas)
Explicação:
I. (Correta) - A partir desse estágio, a energia elétrica é distribuída por todo o centro consumidor por meio de postes (distribuição aérea) ou dutos subterrâneos (distribuição subterrânea).
II. (Correta) - Ao chegar a um centro consumidor, a energia elétrica passa da fase de transmissão para a fase de distribuição, em que o primeiro passo é baixar a tensão elétrica a um nível adequado e seguro para distribuição, sendo a tensão mais utilizada 13,8 kV, mas alguns locais também utilizam 34,5 kV. Esses valores de tensão ainda são classificados como alta tensão (superiores a 1 kV). Essa adequação da tensão elétrica é feita em uma subestação abaixadora.
III. (correta) - Em pontos estratégicos da rede de distribuição são colocados transformadores abaixadores, que levam a tensão elétrica para o nível de baixa tensão, pronto para ser entregue aos consumidores. No Brasil, algumas regiões utilizam como padrão de baixa tensão a tensão elétrica entre fase-neutro de 220 V e fase-fase de 380 V, enquanto que outras regiões utilizam a tensão entre fase-neutro de 127 V e fase-fase de 220 V.
IV. (Falsa) - Nos postes, os cabos das três fases em alta tensão ficam posicionados no topo. Nos postes, os transformadores são posicionados abaixo dos cabos de alta tensão, enquanto que na rede subterrânea são colocados em câmaras subterrâneas.
Na distribuição aérea, os cabos de baixa tensão (três fases + neutro) são posicionados no poste abaixo do transformador abaixador.