Sobre as figuras de linguagem estudadas na aula, leia:
O eufemismo é a utilização de vocábulos mais leves e mais sutis, para suavizar determinadas mensagens que precisam ser transmitidas. A ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa. Analise as frases abaixo identificando se é um EUFEMISMO ou uma IRONIA:
I. Quem foi o educado que estacionou onde não devia?
II. Após o acidente, ele foi morar com Deus.
III. Não é que eu fale muito, sou apenas uma pessoa bem comunicativa!
1 – Qual a sequência das frases após a sua análise?
a) I. ironia, II. eufemismo, III, eufemismo.
b). I. eufemismo, II. eufemismo, III. Ironia.
c) I. eufemismo, II. ironia, III, eufemismo.
d) I. ironia, II. ironia, III. eufemismo.
2 – A antítese é a figura de linguagem responsável pela ideia de oposição. Nela, uma mesma frase duas palavras ou dois pensamentos apresentam sentido contrário. Sendo assim, a alternativa que possui uma antítese é:
a) Ele subiu no telhado nessa madrugada.
b) O vento sussurrava na noite fria.
c) Estou morrendo de medo.
d) Os bobos e os espertos convivem no mesmo espaço.
Respostas
Resposta:
1- a)
2- d)
Explicação:
1. A alternativa correta é a letra A, uma vez que a figura de linguagem ironia é caracterizada pela utilização de uma palavra sem ser em seu sentido literal, representando o oposto do que o sujeito quer dizer sendo o que ocorre na oração I, na qual o interlocutor utilizou o adjetivo "educado" em seu sentido oposto.
Enquanto, a figura de linguagem eufemismo é caracterizada pela suavização de ideias, como na oração II que ao invés de dizer que a pessoa morreu foi utilizada a expressão "morar com Deus" de forma a suavizar a morte. Na oração III também ocorre eufemismo devido a pessoa suavizar o seu falar muito pela qualificação de ser bem comunicativa.
2. A alternativa correta é a letra D, uma vez que a figura de linguagem antítese é caracterizada pela oposição de palavras em um mesmo período ou mesmo pela presença de pensamentos contrários.
Tal figura de linguagem ocorre na letra D devido a presença dos adjetivos bobos e espertos que são considerados como antônimos, isto é, opostos um do outro e estão na mesma oração, caracterizando a antítese. Mediante a isso, o autor apresentou que pessoas opostos convivem em um mesmo espaço, representando o oposto das coisas.
Espero ter ajudado !
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7574949
https://brainly.com.br/tarefa/24631238