• Matéria: Português
  • Autor: marcusvinicius8767
  • Perguntado 5 anos atrás

Leio o trechoabaixo.


SERMÃO DA SEXAGÉSIMA



Pregado na Capela Real,no ano de 655.

E se quisesse Deus que este tão ilustre e tão numeroso auditório saísse hoje tão desenganado da pregação, como vem enganado com o pregador! Ouçamos o Evangelho, e ouçamo-lo todo, que todo é do caso que me levou e trouxe de tãolonge.

Diz Cristo que “saiu o pregador evangélico a semear” a palavra divina. Bem parece este texto dos livros de Deus. Não só faz menção do semear, mas também faz caso do sair: Exiit, porque no dia da messe hão-nos de medir a semeadura e hão-nos de contar os passos. O Mundo, aos que lavrais com ele, nem vos satisfaz o quedispendeis, nem vos paga o que andais. Deus não é assim. Para quem lavra com Deus até o sair é semear, porque também das passadas colhe fruto. Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair, são os que se contentam com pregar na Pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos. Ah Dia do Juízo! Ah pregadores!Osdecá,achar-vos-eiscommaispaço;osdelá,commais passos:Exiitseminare.

(VIEIRA, Padre António. Sermão da Sexagésima.)



É sabido que a literatura produzida pelos jesuítas no Brasil apresentavam duas funções: a catequização dos colonos, bem como a dos índios. Deste modo, é possível afirmar,em comparação com aleitura do trecho acima mencionado, que é característico desse tipo de literatura:




ser um texto construído com base na exaltação à novaTerra.





ter caráter de texto informativo a ser enviado à coroa com notícias da novaTerra.





apresenta caráter informativo, descritivo com alto grau de impessoalidade.




A produção com base sermonística, ou seja, em forma de sermões, em defesa dos padrões católicos, além de defender, entre outros, os pobres e os escravos.



apresentar certa visão fantasiosa e fantástica da nova colônia portuguesa.

Respostas

respondido por: jhonbaali
0

Resposta:

meu amigo oque voce quer que eu faça

Perguntas similares