Respostas
Resposta:
A capoeira é uma arte marcial originada no século XVII. Embora tenha surgido na África, o jogo foi trazido para o Brasil por escravos e recebeu o nome em terras tupiniquins. Ao contrário das outras lutas, ela é considerada uma expressão cultural. Além dos golpes e movimentos ágeis, a música também está presente e é considerada essencial na prática do esporte. Os capoeiristas não aprendem somente a lutar, mas também a cantar e tocar instrumentos como o berimbau, típico desta manifestação cultural.
Em todo o país, é possível encontrar as famosas “rodas de capoeira”. Em Gravatá, no agreste de Pernambuco, um grupo existe há mais de 20 anos para divulgar e perpetuar esta cultura secular. O nome veio da origem do esporte: N'golo. Assim era denominada uma cerimônia que comemorava a iniciação dos jovens na vida adulta. O idealizador, Aílton Vieira, é apaixonado pela capoeira e vê uma importância grande na prática dela.
- O objetivo de existir um grupo aqui é estimular a prática do esporte, tanto para jovens que estão iniciando quanto para os adultos que não tinham espaço na região. É gratificante vermos os resultados aparecendo. As crianças aprendem a ter mais disciplina e melhoram até na escola.
Explicação:
espero ter ti ajudado muito boa sorte
Os dribles e alguns movimentos de chute no ar, caso da "bicicleta", são exemplos da contribuição da capoeira para o futebol, visto que o esporte tem sua essência voltada fundamentalmente para as corridas no campo atrás da bola, porém, no Brasil, o futebol apresenta um "charme" adicional ao contar com tais recursos.
Futebol e capoeira
Agilidade é a palavra que define a capoeira, visto que os praticantes devem se atentar uns aos outros para empreender movimentos muito assertivos, sobretudo com as pernas, as ferramentas principais do futebol que incorporaram tal habilidade em movimentos rápidos e precisos para dominar a bola e levá-la ao gol.
Aprenda mais sobre a capoeira: brainly.com.br/tarefa/4739060
Aprenda mais sobre o futebol: brainly.com.br/tarefa/34819638
#SPJ2