POR FAVOR EU PRECISO PARA HOJE
Presépio
O mais antigo símbolo natalino adotado no Brasil é o presépio, criado por São Francisco de Assis em 1223. Em Greccio, a 65 km de Roma, o santo montou uma representação do nascimento de Cristo em argila, e a tradição se espalhou pelo mundo católico. O costume chegou ao Brasil no início do século XVII (dezessete). Foi o franciscano Gaspar de Santo Agostinho quem montou o primeiro presépio em Olinda, Pernambuco.
Entre nós, o presépio tomou feições próprias. Podemos encontrar presépios de barro, madeira, casca de coco, papel, palha de milho, osso, pano, ferro, tijolo… Os católicos costumam montar presépio nas igrejas e em casa, representando pelo menos a Sagrada Família: a mãe de Jesus, Maria o pai de Jesus, José e o menino Jesus.
Os presépios são muito populares nas zonas rurais do Nordeste, Centro Oeste, Minas e São Paulo. O Vale do Paraíba é a região com mais tradição na arte dos presépios. Para dar conta da demanda, os artesãos iniciam a produção em setembro!
Alguns artistas brasileiros ganharam fama internacional com seus presépios. Um deles foi Mestre Vitalino (1909-1963), que nasceu em Caruaru, Pernambuco, nunca aprendeu a ler e só começou a assinar suas obras depois que se tornou famoso. É o maior símbolo do artesanato em barro no Brasil. Suas peças estão até no Museu do Louvre, em Paris!
O Presépio Napolitano tem 1620 peças e é um dos três maiores exemplares do gênero no mundo. Foi construído no século XVIII (dezoito) por artesãos de Nápoles, Itália. No final dos anos 1940, chegou às mãos do empresário Ciccillo Matarazzo, que o doou para a cidade de São Paulo. O conjunto está em exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Você já teve a oportunidade de conhecer a obra
Fragmento do texto “Entenda os símbolos do Natal”. Disponível em: .
2 – Em “[...] século XVII (dezessete).”, os parênteses isolam uma palavra com fim: *
1 ponto
a) conclusivo
b) explicativo
c) exemplificativo
4 – No período “Podemos encontrar presépios de barro, madeira, casca de coco, papel, palha de milho, osso, pano, ferro, tijolo…”, as reticências indicam: *
1 ponto
a interrupção do pensamento.
b) a continuidade dos elementos.
c) a supressão de palavras na transcrição.
5 – No segmento “Para dar conta da demanda, os artesãos iniciam a produção em setembro!”, o ponto de exclamação exprime: *
1 ponto
a)alegria
b) animação
c) admiração
Opção 4
1 – Na passagem “O mais antigo símbolo natalino adotado no Brasil é o presépio, criado [...]”, a vírgula antecede o verbo no particípio “criado”, que retoma: *
1 ponto
a) “O mais antigo símbolo natalino”
b) b) “no Brasil”
c) c) “o presépio”
Opção 4
3 – No segundo parágrafo do texto, os dois-pontos poderiam ser substituídos por: *
1 ponto
a) travessão
b) ponto final
c) ponto e vírgula
maryaramartins:
Por favor me ajudem
Respostas
respondido por:
30
1 – Na passagem “O mais antigo símbolo natalino adotado no Brasil é o presépio, criado [...]”, a vírgula antecede o verbo no particípio “criado”, que retoma:
c) o presépio
2 – Em “[...] século XVII (dezessete).”, os parênteses isolam uma palavra com fim:
b) explicativo
3 – No segundo parágrafo do texto, os dois-pontos poderiam ser substituídos por:
a) travessão
4 – No período “Podemos encontrar presépios de barro, madeira, casca de coco, papel, palha de milho, osso, pano, ferro, tijolo…”, as reticências indicam:
b) a continuidade dos elementos
5 – No segmento “Para dar conta da demanda, os artesãos iniciam a produção em setembro!”, o ponto de exclamação exprime:
c) admiração
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás