Respostas
Resposta:
Ester (em hebraico : אסתר), também conhecida como Hadassa bat Avihail, tem sua história descrita no Tanakh e no Antigo Testamento. Foi esposa do rei persa Assuero[desambiguação necessária] (geralmente identificado como Xerxes, o rei persa que invadiu a Grécia e lutou contra os espartanos liderados por Leónidas I na Batalha das Termópilas e foi derrotado por Temístocles na Batalha de Salamina, mas também é identificado com seu filho Artaxerxès), e sua história é contada no Livro de Ester. Entre os judeus, Ester é celebrada na festa de Purim.
Ester
Rainha dos Persas
Queen Esther, por Edwin Long de 1878.
Antecessor(a)
Vashti
Sucessor(a)
Damaspia
Cônjuge
Assuero
Nome completo
Hadassa Bat Avihail
Religião
Judaísmo
Segundo o Livro de Ester,[1] essa mulher originária da Judeia, chamava-se Hadassa, que significa mirta, em hebraico. Quando ela entra para o harém real, recebe o nome de Ester, que possivelmente era a designação dada à mirta, pelos medos. A palavra é bastante próxima da raiz do termo que designa tanto "mirta" como "estrela", a forma da flor).
O Targum de Ester liga seu nome à palavra persa para "estrela", ستاره setareh (em grego, αστέρας, transl. astéras), explicando que ela era chamada assim por ser tão bela como "a estrela da manhã". No Talmud (Tratado Yoma 29a), Ester é comparada à "estrela da manhã" e é também considerada como tema do Salmo 22, cuja introdução é uma "canção para a estrela da manhã". Alguns estudiosos do Livro de Ester acreditam que o nome Ester deriva da deusa Ishtar, sendo "Ashtoreth" um segundo nome dado pela bíblia hebraica para a deusa Ishtar.
O Midrash interpreta o nome Ester em hebraico como tendo o sentido de "escondido". Ester escondia sua origem judia, conforme Mardoqueu lhe havia aconselhado.