Respostas
Resposta:
Na teoria dos jogos, um jogo cooperativo é um jogo em que um grupo de jogadores, são instruídos a demonstrar comportamento cooperativo, transformando o jogo em uma competição entre grupos ao invés de uma competição entre indivíduos.
Explicação:
Exemplos de jogos cooperativos para a prática pedagógica
1) Passar o bambolê
2) Telefone sem fio.
3) Nó humano.
4) Contação de história coletiva.
5) Cabo de guerra.
6) Vaqueiro laçador.
7) Revista Maluca
Objetivo geral: Exercitar a criatividade e a comunicação.
Objetivo específico: Montar manchetes criativas e engraçadas a partir de palavras encontradas e rearranjadas de jornais.
Material necessário: Jornais e revistas, papéis, tesoura e cola.
A tarefa começa na formação de grupos de 3 a 6 integrantes, o material é distribuído entre os grupos, é proposto pelo professor/mediador a formação de novas manchetes engraçadas e criativas a partir de palavras encontradas em jornais e revistas.
A atividade é uma espécie de puzzle (quebra-cabeça) a partir do material recebido. Pode ser proposta a criação de desenhos que ilustrem as manchetes.
Ao final, as revistas criadas pelos diferentes grupos é apresentado para todos.
8) Gincana
Objetivos gerais: Desenvolver habilidades motoras e psíquicas e a percepção de características individuais e sua atuação em conjunto.
Material necessário e objetivos específicos: Dependem dos tipos de tarefas a serem realizadas. Podem ser utilizados os métodos de outros jogos cooperativos.
As gincanas são um modo de estabelecer a cooperação e o trabalho em equipe. Cabe aos professores ou mediador elaborar uma série de tarefas que devem ser realizadas coletivamente.
É importante que haja uma variedade de requisitos para o desenvolvimento da tarefa. Isto é, tarefas físicas favorecem aqueles que possuem esse tipo de habilidade, mas podem desprivilegiar outros.
Espero ter ajudado, bjs