Na figura abaixo temos que: e o segmento é bissetriz de . Determine, em graus, a medida de AÊB. Texto 1
“A situação da Europa, na passagem do século XVIII para o XIX, era crítica. Napoleão Bonaparte havia chegado ao poder da França e adotava uma política expansionista no continente europeu. Sua política entrou em choque com a Inglaterra, que até então exercia um papel dominante na Europa Ocidental. França e Inglaterra disputavam o controle dos países do continente europeu. (...) Napoleão visando enfraquecer a Inglaterra, decretou o Bloqueio continental, que proibia aos países do continente europeu comercializarem com a Inglaterra.”
Texto 2
"Não corram tanto! Vão pensar que estamos fugindo!' (Frase atribuída a D. Maria I, a Louca, quando a família real portuguesa se retirava de Lisboa para o Brasil, em 1807. "Nossa História". Rio de Janeiro, a. 1, n. 2, dez. 2003).
Que fatos o texto 1 e o texto 2 nos revelam?
Respostas
Resposta:
1. O texto 1 fala sobre o Bloqueio Continental que foi a proibição imposta pelo imperador Napoleão Bonaparte, com a emanação, a 21 de novembro de 1806, do decreto de Berlim, que consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês (1804-1814) a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. O texto 2 fala da consequência que Portugal teve por romper o Bloqueio Continental. Contexto: Napoleão Bonaparte, anunciou o bloqueio continental e com isso Portugal se encontrou em um grande impasse, pois se Portugal aderisse ao bloqueio Inglaterra poderia invadir sua colonia e se não aderisse (o que ocorreu) napoleão invadiria Portugal. Então com isso a principal consequência do bloqueio continental foi a vinda da família real para o brasil em 1808 e com isso o brasil teve um grande crescimento isso fez com que o Brasil adquirisse autonomia administrativa e deixava de ser, na prática, colônia de Portugal.
Resposta:
A decretação do Bloqueio Continental, a invasão francesa em Portugal e a fuga da família real portuguesa para o Brasil.
Explicação: