Respostas
Resposta:
Explicação:
Pergunta genérica, vamos falar um pouco a respeito de tais assuntos.
Energia em física do ensino médio se divide principalmente em energias potenciais e energias não-potenciais. O que isso quer dizer? Energias potenciais são energias que um objeto pode adquirir, mas não necessariamente vai, por exemplo um objeto no alto de uma escada tem energia potencial gravitacional, pois pode adquirir energia caso ele caia, mas não necessariamente ele vai cair.
Essas energias potenciais quando de fato são transformadas em uma energia mais "visível", uma de suas formas mais comuns é a energia cinética, energia de movimento do corpo, relacionada com sua velocidade.
Então um sistema físico, ele sempre pode estar convertendo energia entre esses diferentes tipos. Por exemplo, uma bola que vc joga pra cima, ela começa com velocidade subindo - energia cinética, mas aos poucos ela vai parando até começar a cair. O que aconteceu? Toda a energia cinética da bola virou potencial (e por um momento a bola parou no ar), depois essa energia potencial gravitacional voltou a se transformar em cinética, uma vez que a bola voltou a cair.
Energia potencial elástica é o mesmo conceito, mas ao invés de pensar em coisas que podem cair, temos que pensar em coisas que podem deformar, como uma mola. Por exemplo, quando apertamos uma mola ela faz força pra não ser apertada, quando soltamos a mola, essa energia acumulada vira cinética e a mola se move buscando seu tamanho inicial, e essa energia pode ser transferido para o bloquinho na frente da mola, que é um caso clássico de exercícios de física.
E agora, finalmente, as fórmulas dessas coisas:
, onde m é a massa e V é a velocidade
, onde m é a massa, g a aceleração da gravidade (10m/s^2 geralmente), e h a altura
, onde k é a constante elástica da mola e x o comprimento da deformação dela
Lembrando que energia tem Joule (J) como unidade, e pra isso essas fórmulas devem respeitar as unidades do SI: kg, m, s
Resposta:
☠️☠️☠️☠️☠️