• Matéria: História
  • Autor: mariaisabella3358
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto a seguir.

 

Para os antropólogos do período, a evolução biológica darwniana sugeria uma hierarquia das raças, o que sua disciplina procurava comprovar através de minuciosas medições cranianas (frenologia) e através do método comparativo entre as culturas (antropologia cultural), onde o nome de E. B. Tyler (1832-1917) ganhou destaque. Tyler e outros observavam comunidades e culturas que os levavam a concluir que elas não eram diferentes por natureza, mas representativas de um estágio anterior da evolução no caminho da civilização moderna. Deste modo, termos privilegiados no período, como "civilização e "progresso", eram entendidos, não enquanto conceitos específicos de uma determinada sociedade, mas como modelos universais. Acreditava-se que o conjunto da humanidade passaria pelos mesmos estágios do progresso evolutivo. O Darwinismo Social juntamente com a antropologia e a etnografia do século XIX ajudaram a construir a i


eduardoaraujohenriqu: acho que o que ele quer é a explicação que é demonstrar que sem a globalização da economia iniciada no século XIX, as regiões menos desenvolvidas não passariam pelo importante processo de modernização iniciado na Europa.

Respostas

respondido por: sophiaestrela50
2

Resposta:

li

Explicação:

e agora pq não pengunta

respondido por: fs9259270
0

Resposta:

li só mandar a pergunta q lhe respondo

Explicação:

qual é a pergunta?


urutonemai: Ao analisar o contexto europeu do século XIX, o autor objetiva

demonstrar que sem a globalização da economia iniciada no século XIX, as regiões menos desenvolvidas não passariam pelo importante processo de modernização iniciado na Europa.

argumentar que as regiões não desenvolvidas do mundo se beneficiaram da expansão da economia europeia no final do século XIX.
urutonemai: legitimar a expansão imperialista europeia sobre regiões menos desenvolvidas do ponto de vista econômico e cultural, como o continente africano e o asiático.

relacionar o imperialismo europeu com concepções científicas e filosóficas que fomentaram perspectivas racistas importantes para justificar a expansão colonial.
Perguntas similares