“A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um divisor de águas. Resultou da convergência de várias estéticas e dela emergiram outras tantas. Em 1920, Oswald de Andrade lamentou o estado de indigência das artes no Brasil e defendeu que a efeméride do centenário da independência, em 1922, fosse comemorada como “independência mental e independência moral””. (AOKI, Virginia. Conexões com a Arte, pág. 167)Sobre a Semana de Arte Moderna e o Modernismo no Brasil, assinale a alternativa correta *
a) Wassily Kandinsky é considerado o iniciador do Modernismo no Brasil, que não procurava a representação da realidade, eliminando, mesmo, toda relação com o mundo físico, valorizando mais as relações entre as cores e as formas.
b) Os idealizadores da Semana de Arte Moderna queriam se inspirar nas vanguardas europeias, mas também caminhar para a adaptação de suas ideias para o contexto nacional. O uso de cores tropicais e de diferentes formas marcava o ideal de transgressão às regras artísticas comuns na época.
c) Para seus criadores era preciso estabelecer de vez a separação entre as chamadas Belas-Artes e as artes decorativas, as quais produzem os objetos utilitários.
d) Oswald de Andrade trouxe ao Brasil uma das primeiras amostras da arte inovadora feita na Europa no início do século XX. Na exposição realizada em 1913, sua pintura apresentava nítidas características expressionistas.
e) A teoria antropofágica de Lasar Segall era baseada na proposta de que, embora devesse conhecer os movimentos estéticos modernos europeus, cabia ao artista brasileiro criar uma arte arraigada na cultura nacional.
Respostas
respondido por:
2
enfim, saudades das aulas de artes
arthurfriedrich0705:
vacilao responde aí
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás